Com vendas em baixa, lojas de polo móveis de Porto Alegre buscam outros mercados

Trinta lojas estão na avenida Ipiranga; uma vai fechar e há marcas abrindo em outras cidades

Por Maria Welter

Minuto Varejo - polo de móveis na Ipiranga -
O tradicional polo de móveis localizado na Avenida Ipiranga, na Zona Leste de Porto Alegre, enfrenta um janeiro de queda nas vendas. Lojistas relatam que o mês registra baixa histórica, reforçada pelas férias. Para tentar driblar a crise, os empreendimentos apelam para promoções especiais e planejam abrir filiais em outras regiões e cidades vizinhas.
Recentemente, um dos varejos anunciou que fecharia as portas e passou a liquidar o estoque, o que acendeu o alerta sobre a situação no polo.  
Trinta lojas compõem o reduto de mobiliário, concentrado nos dois lados da Ipiranga, no trecho entre o campus da Pucrs e a subestação da antiga CEEE e dos grandes condomínios de classe média e alta mais recentes. São estabelecimentos que atuam com móveis planejados e de pronta entrega, itens de decoração e colchões.
A Top Store tem uma filial no polo há quatro anos. Para tentar enfrentar a baixa das vendas no período, investe na queima do showroom.
"Este mês está sendo mais fraco que o dos outros anos, então resolvemos fazer essa promoção, uma forma de tentar aumentar as vendas", destaca Cássio Vargas de Azevedo, um dos sócios da loja.