Mercado de bairro instala maior parklet de Porto Alegre

Torino Mercato e Caffè foca no Bom Fim e montou a estrutura para ampliar espaço

Por Patrícia Comunello

Monalisa, com o pai Nestor e o marido Marcos (à dir), aposta que o deque vai atrair mais clientes
O que começou a ser um problema, não ter onde acomodar mais clientes e de forma confortável, virou solução e até atração em um dos mercados de bairro mais populares do Bom Fim, próximo ao Centro Histórico, em Porto Alegre. O Torino Mercato e Caffè, antigo minimercado e padaria Spinelli, acaba de instalar o maior parklet da Capital.
A estrutura já está montada em frente ao estabelecimento, na esquina das ruas Antâo de Faria e Tomaz Flores, e tem 10 metros de extensão. O módulo com armação de ferro e estrutura e acabamentos em madeira já deu outro ar no entorno, ainda mais que o parklet fica sob árvores.
"Um negócio de bairro é lidar com clientes todos os dias. Quanto mais eles ocuparem o espaço público mais toda a vizinhança ganha", aposta Monalisa Zanoni, que dirige o Torino ao lado do marido Marcos Dexheimer e do pai, Nestor Zanoni.
Confeitaria ganhou mais espaço e produz itens que caíram no gosto dos clientes. Foto: Patrícia Comunello/JC 
O novo espaço, com mesas e módulos para acomodar 30 pessoas sentadas, teve aporte de R$ 40 mil. A expansão para a rua foi necessária por que dentro da loja só tinha cinco lugares. Outra alternativa era ocupar mesinhas na calçada. 
"É mais conforto agora (com o parklet). As pessoas podem sentar debaixo das árvores, estar na rua", entusiasma-se a proprietária. A bancada externa servirá para as pessoas aproveitarem o almoço com prato do dia, sanduíches preparados pela casa e os doces que viraram uma das marcas do mercado.   
O Torino tem 10 anos e sucedeu o antigo Spinelli, que era do tio de Monalisa. Após os primeiros anos, os novos donos resolveram mudar layout e ambientes. Além disso, saiu de cena a venda de itens prontos na padaria para a produção 90% própria.
"Também testamos espetinho, chope, almoço e apostamos na confeitaria. Tudo deu muito certo. O que bomba fica", recorda Monalisa. 
Na confeitaria, a Marta Rocha, que segue as receitas clássicas, virou o carro-chefe e mais opções autorais.
Loja com 200 metros quadrados ganhou novo layout e espaços, além de produção própria e diversificada na confeitaria  
"Mas temos o cuidado de não perder a essência de mercado de bairro, que é ser simples e bom", resume ela. O almoço é de segunda a sexta, com prato do dia a R$ 23,90.Sábados, domingos e feriados têm frango assado para levar e chope.
"Dá para montar o prato e comer por aqui e agora no parklet!", sugere Monalisa.
O mercado acompanha a jornada do bairro. Abre das 7h às 21h de segunda à sexta-feira, e das 8h30min às 20h30min, aos sábados, domingos e feriados.
O Torino tem 200 metros quadrados de área de venda. O público é formado pelos residentes do entorno, estudantes ligados à Ufrgs e Ufcspa, profissionais que atuam nos hospitais, como Santa Casa e Clínicas e também quem passou a saber do mercado por conhecidos.