Comer, Amar e Viajar é novo espaço de gastronomia e experiência em Porto Alegre

Família abriu a casa para operações fazerem eventos baseados na culinária

Por Patrícia Comunello

Ketty montou na residência da família na Capital ambientes do seu CAV - Comer, Amar e Viajar
"Parece que tenho 22 anos e estou abrindo a minha primeira empresa", resume Ketty Brocker Christ, empresária veterana de agência de turismo em Porto Alegre, sobre o novo negócio, que combina gastronomia e experiência. O endereço: a própria casa de Ketty e família em uma das regiões mais valorizadas de Porto Alegre, na vizinhança do Shopping Iguatemi.
Antes de detalhar a cena que já toma conta de parte da residência de dois pisos e 900 metros quadrados (área interna e externa), ela faz um convite: "Vem aqui comer e ser feliz."
Comer e comida são palavras chaves no novo cardápio que comporta múltiplas frentes e parceiros. Mas primeiro o nome que a empresária e o marido Rubem Fridolino, que virou o Cheff Fridô, definiram para a nova aventura: CAV. CAV de Comer, Amar e Viajar
O paisagismo e demais itens da decoração e mobiliário foram guiados pela anfitriã. A decoração e o mobiliário foram guiados pela anfitriã, que investiu R$ 500 mil para formatar o espaço, o que inclui desde a cozinha, sala de jantar com 36 lugares - onde ocorriam os eventos precursores da casa -, áreas de estar e o jardim, onde estão mais dois a três espaços com propostas distintas de culinária.
Ketty e o marido, Cheff Friddô, transformaram a residência onde vivem na Capital no CAV. Fotos: Tania Meinerz/JC 
"Abrimos toda a casa para virar uma alegria. Construí tudo com muita beleza e aconchego", garante ela.
Ketty explica que cada operação, baseada em jantares ou outros tipos de encontros com a comida como ponto de partida, leva sua equipe e já prevê o número de convidados.
"É tudo pago antes. É um lugar para fazer gastronomia e ganhar dinheiro", define a proprietária do CAV.

Gastronomia de experiência e sabores locais

Uma das primeiras operações é Acasa, nova aposta da Embaixada Gourmet, do empresário Lúcio Martins, que chamou para o projeto Ricardo Dornelles, chef vencedor do Bocuse d’Or Brasil 2019 e um dos expoentes na gastronomia brasileira.
"A Embaixada buscou um chef que acredita na nova geração e que tem comunicação direta com o centro do País”, explica o empresário.
Martins (esquerda) e o chef Dornelles levaram o Acasa para o ambiente com menu degustação de quarta a sábado 
Segundo Martins, Acasa vai servir um menu degustação que "passeia pela história, a cultura e os rituais da cidade". 
"Uma cozinha autoral que se baseia na memória local”, completa Dornelles, em nota sobre a chegada ao CAV. 
O atendimento do Acasa será de quarta-feira a sábado, a partir das 19h30min. As reservas são sempre antecipadas. Mais informações pelo perfil no Instagram @acasapoa e em www.embaixadagourmet.com.br e restauranteacasa.com.br.
No jardim, fica um lounge. Já na área onde numa casa convencional seria a churrasqueira, foi arranjado um outro espaço que terá o fogo e assados como menu principal, pelo menos é a ideia, mas que também dependerá do ocupante a cada período.