Viajar para o exterior é desejo de 55% do público digital, aponta Comscore

A população digital total relacionada a esse segmento possui 78,5 milhões de usuários únicos (UVs)

Por Patricia Knebel

Entrariam "na lista branca" de ingresso na Europa, nações com até 75 casos por 100 mil habitantes em 14 dias
Novo levantamento feito pela Comscore sobre a performance dos conteúdos sobre viagens nas redes revela que 55% dos consumidores da categoria têm a intenção de fazer sua primeira viagem internacional nos próximos 12 meses.
De acordo com a análise, a categoria “travel” engloba agências de viagens on-line, provedores de serviços, sites de viagens com descontos e recursos de informações sobre o tema. A população digital total relacionada a esse segmento possui 78,5 milhões de usuários únicos (UVs), sendo a maioria pertencente às classes C (mais da metade) e B.
Mulheres com 25 anos ou mais têm uma afinidade maior com a categoria. Por outro lado, aquelas acima dos 45 anos consomem mais tempo de conteúdo relacionado a viagens, somando uma média de 84 minutos por mês. Além disso, a audiência é predominantemente mobile, com 71 milhões de usuários únicos conectados exclusivamente via dispositivos móveis. O estudo mostra, ainda, que houve um aumento significativo de 67% em minutos consumidos nos últimos três anos.
Já em relação às preferências dos internautas brasileiros com mais de 18 anos quando buscam por viagens nas redes, a maioria respondeu que gosta de viajar e aprender sobre lugares exóticos (75%) e concorda que a internet é uma ferramenta útil para planejar e reservar viagens (67%).
“Essas descobertas oferecem insights valiosos para empresas e profissionais do setor de viagens, turismo e áreas correlatas no Brasil que querem se conectar com suas audiências em diferentes canais”, comenta Ingrid Veronesi, diretora sênior da Comscore para o Brasil.
O interesse dos consumidores por viagens também é demonstrado nas métricas de engajamento digital. Em abril de 2023, a categoria “travel” gerou mais de 32 milhões de impressões em anúncios on-line, impactando em média 8 milhões de usuários únicos até quatro vezes. Os conteúdos com melhor performance estavam hospedados nas plataformas UOL, Globo, Google Sites, IG Portal e Microsoft Sites, respectivamente.
O estudo também identificou que os dez principais sites de viagens e hospedagens do mercado brasileiro representam uma audiência única de 29 milhões de usuários, alcançando quase 37% do segmento. A Priceline.com Incorporated, que engloba o Booking.com, lidera a lista com 10,8 milhões de usuários únicos. No entanto, quando analisamos a quantidade de minutos consumidos, observa-se que o Voeazul.com.br aparece em primeiro lugar.
Nas redes sociais, a análise de janeiro a junho deste ano, revelou como os dez principais players em relação aos números de ações e audiência: Hotel Urbano (BR), Melhores Destinos, Azul Linhas Aéreas, LATAM Airlines (BR), GOL, Airbnb, Decolar (BR), Booking.com, Maxmilhas e Zarpo. Entre eles, o perfil Melhores Destinos performou entre os posts com o maior engajamento.