Unimed Porto Alegre inaugura Command Center

Primeiro alerta foi implantado no processo de monitoramento de pacientes em UTI

Por Patricia Knebel

Command Center da Unimed Porto Alegre
Com a meta de identificar oportunidades de melhorias na eficiência operacional, financeira e assistencial, a Unimed Porto Alegre inaugura esta semana o seu Command Center.
Nesta fase inicial, estão contemplados 142 indicadores, desdobrados em 544 gráficos, nas trilhas de autorizações, auditoria, cliente e mercado, custos, serviços, rede prestadora, cooperado, gestão da saúde e intercâmbio.
O primeiro alerta em Command Center foi implantado no processo de monitoramento de pacientes em UTI, relacionando indicadores de taxa de ocupação com dados da complexidade assistencial. “Essa medida ajuda a direcionar os times de auditória clínica para uma reavaliação dos pacientes, impactando tanto na qualidade do cuidado, quanto na redução de desperdícios”, conta o superintendente geral da Unimed Porto Alegre, Joao Pedro Bueno Telles, exemplificando um caso prático deste acompanhamento mais apurado.

• LEIA MAIS: Unimed abre unidade no Moinhos de Vento com tecnologia inédita para exames

O Command Center gera visibilidade do tráfego dos custos assistenciais no dia a dia, identificando oportunidades e podendo, assim, realizar ações direcionando esforços de maneira mais assertiva. “Serão dados consistentes para a tomada de decisão e criação de planos de ações para aprimorar a eficiência da cooperativa, projetar novos negócios, ampliar agilidade e proporcionar maior controle das operações”, reforça.
A empresa não divulga o investimento, mas, explica que toda a estratégia, planejamento e elaboração dos indicadores e painéis foi realizada pela equipe interna de Business Analytics da Unimed Porto Alegre.
São três colaboradores que se somam ao time do Business Analytics mas com dedicação exclusiva para a implantação do Command.
O desenho dos processos teve início em setembro e o desenvolvimento dos dashboards em dezembro de 2022. “Quanto à infraestrutura física, realizamos uma otimização de recursos com adequação do espaço físico e compra de equipamentos de tecnologia para a operação”, relata o executivo.
 

Acompanhamento será em tempo real

Com acompanhamento em tempo real e a geração de algoritmos, o Command Center atuará na antecipação e prevenção de possíveis riscos, possibilitando a intervenção e atuação de forma ágil e assertiva.
“Queremos trabalhar para a condução de um programa de aceleração da cultura orientada por dados, com a capacitação lógica e analítica”, destaca o superintendente geral da Unimed Porto Alegre, João Pedro Bueno Telles.
A projeção para os próximos anos é consolidar a Arquitetura e Governança de Dados, aumentando as frentes de monitoramento, investindo em automação e utilizando a Inteligência Artificial para aprimorar processos. Na segunda fase, o principal objetivo será validar a efetividade dentro da cadeia de valor de cada operação, avaliando novos indicadores.
A partir da instalação do Command Center, a cooperativa busca também ser um hub de saúde referência a partir dos dados e informações gerados. “O desafio é tornar a cooperativa referência também em dados de saúde, com a possibilidade de gerar iniciativas e novos negócios para o setor”, finaliza o executivo.