Nvidia apresenta supercomputador de Inteligência Artificial

Por Patricia Knebel

supercomputador Nvidia DGX
Com a promessa de expandir a fronteira da Inteligência Artificial (IA), a Nvidia anunciou durante a Computex, que acontece em Taipei, Taiwan, uma nova classe de supercomputadores de Inteligência Artificial com grande capacidade de memória.
É o supercomputador Nvidia DGX, criado para permitir o desenvolvimento de modelos gigantes de última geração para aplicações de linguagem generativas de IA, sistemas de recomendação e cargas de trabalho de análise de dados.
Google Cloud, Meta e Microsoft estão entre os primeiros a obter acesso a DGX GH200 para explorar seus recursos para cargas de trabalho de IA generativas. A estimativa é que os supercomputadores estejam disponíveis até o final do ano.
O espaço de memória compartilhada da Nvidia DGX GH200 utiliza a tecnologia de interconexão NVLink com o NVLink Switch System para combinar 256 superchips GH200, permitindo que funcionem como uma única GPU. Isso fornece 1 exaflop de desempenho e 144 terabytes de memória compartilhada — quase 500x mais memória do que a geração anterior.