Internet no ambiente escolar

Por

Apenas 36% das crianças brasileiras que usam a internet têm acesso a essa tecnologia no ambiente escolar. A proporção é inferior a verificada na maioria dos países europeus envolvidos no estudo Children and Internet use: A comparative analysis of Brazil and seven European countries. Reino Unido (88%), Dinamarca (80%), Romênia (53%), Portugal (49%), Irlanda (47%) e Bélgica (39%) apresentaram índices superiores aos do Brasil. A exceção foi a Itália (26%). "Em vez de restringir o acesso à internet, as escolas brasileiras deveriam valorizá-lo e investir nessa tecnologia, permitindo que as crianças explorem plenamente o potencial da web e sejam capacitadas para o seu uso seguro", sugere o gerente do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação ?(Cetic.br), Alexandre Barbosa. Os dados foram cruzados com o da pesquisa TIC Kids On-line Brasil 2013, realizada no Brasil pelo Cetic.br. Fora do ambiente escolar, os brasileiros estão à frente de outros países quanto ao acesso a dispositivos móveis e à presença de crianças entre 9 a 10 anos nas redes sociais. Coibir é mais fácil, mas, de fato, não é o caminho mais inteligente. A tecnologia se dissemina muito rapidamente e a maioria das escolas ainda teme permitir e perder o controle. Fazem isso ao invés de preparem os professores e de conhecerem as novas ferramentas. É o futuro, não dá para se esconder.
Spam I
A maior parte dos spams registrados no segundo trimestre de 2015 se baseou em eventos reais. Entre as mensagens falsas mais enviadas estavam as solicitações de doações para ajudar as vítimas do terremoto no Nepal. Outras eram avisos falsos de prêmios que incluíam ingressos para assistir aos Jogos Olímpicos no Brasil em 2016, em uma tentativa de persuadir os destinatários a fornecer dados pessoais.
Spam II
Recente relatório da Kaspersky Lab revela que, embora a parcela de spams no tráfego de e-mail tenha diminuído 5,8% em relação ao trimestre anterior, no segundo trimestre de 2015 houve um aumento no uso de eventos internacionais como tema das mensagens. Os EUA (14,59%) e a Rússia (7,82%) continuaram sendo as principais fontes de spam. Na América Latina, Argentina (2,4%), Brasil (2,21%) e México (1,78%) estiveram entre os 20 principais países fonte de spam no mundo.
Mobilidade urbana

MARCEL AVILA/PREFEITURA DE PELOTAS/DIVULGAÇÃO/JC

A gaúcha Digicon está implantando soluções de trânsito em Pelotas, Santa Cruz do Sul, Bento Gonçalves, Lajeado e Santa Maria. Juntos, os municípios receberam 60 controladores de tráfego e 62 parquímetros, com tecnologia que permite ao equipamento funcionar por energia solar. Em Lajeado, as 20 unidades estão configuradas com teclado alfanumérico, painéis de captação de luz solar e comunicação das máquinas por meio de rede Wi-Fi. A Digicon já implantou mais de 3,3 mil Parquímetros Street e 15 mil controladores em cerca de 500 cidades do Brasil e América Latina.
Programação cultural
O Oi Futuro lançou um aplicativo oficial de programação cultural, disponível para iOS e Android. O app traz a agenda de eventos dos centros culturais e de projetos artísticos patrocinados pelo operadora e apoiados pelo instituto no Brasil. O app Oi Futuro trará acesso à ficha técnica, site de compra de ingressos, classificação etária e mapa de localização dos programas culturais.