Pucrs inaugura Instituto do Petróleo

Por

Resultado de sete anos de parceria entre a Pucrs e a Petrobras, será inaugurado, na próxima quarta-feira, o Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais (IPR). O prédio recebeu investimentos de R$ 15 milhões da estatal, além dos recursos para montagem dos laboratórios – alguns já estão operacionais – e as bolsas para alunos de diversos níveis de graduação. Serão sete andares para a realização de pesquisa em sequestro de carbono, nitrato de gás e pré-sal. Análises que antes precisavam ser enviadas para os Estados Unidos, agora poderão ser feitas no instituto, localizado dentro da estrutura do Tecnopuc. O pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da Pucrs, Jorge Luis Nicolas Audy, comenta que o modelo de parceria desenvolvido com a Petrobras reforça a estratégia do Tecnopuc de promover uma interação real entre empresas e a universidade. Isso se comprova na medida em que os projetos realizados no IPR envolvem pesquisadores e estudantes de diversas unidades acadêmicas, como Geologia, Geografia, Engenharia, Física, Informática, Química e Biologia. “É uma iniciativa interdisciplinar que gera a oportunidade de envolver nossos estudantes e pesquisadores na realização de pesquisas relevantes na área de energia, que contribuem para o desenvolvimento da sociedade”, celebra Audy.
Serviços móveis I
Mais da metade (52%) dos usuários de serviços móveis no Brasil utiliza os telefones celulares para navegar na internet, 49% para acessar as redes sociais e 29% para assistir vídeos curtos. Em sua versão mais recente, o Mobility Report da Ericsson revela que o crescimento da tecnologia móvel continua em ritmo acelerado: 90% da população mundial terá telefone celular até 2020.
Serviços móveis II
Ainda segundo levantamento da Ericsson, as assinaturas de smartphones devem chegar a 6,1 bilhões nos próximos cinco anos. Atualmente, o LTE tem uma cobertura de 20% da população, mas há previsão de um aumento capaz de abranger mais de 65% até 2020. A avaliação é de que o baixo custo dos aparelhos, a melhoria do uso e o aumento da cobertura de rede são os principais fatores que estão tornando a tecnologia móvel um fenômeno global.
Nova S.A
A Cigam Software Corporativo, com sede em Novo Hamburgo, acaba de se tornar uma Sociedade Anônima (S.A.) de capital fechado. Com isso, passa a ter um Conselho Administrativo, auditorias externas e renovação do modelo de governança. O diretor-presidente da operação, Robinson Oscar Klein, diz que o principal objetivo da mudança é ampliar os investimentos em novos negócios e inovação, além de permitir uma simplificação da participação acionária com as formalidades e transparência da Lei das S.A. (Lei 6.404). “O modelo S.A. otimiza as possibilidades de crescimento da companhia, facilitando a captação de recursos e a incorporação de empresas e tecnologias”, ressalta.
Redes sociais, adolescentes e as mães
Um em cada três adolescentes já se arrependeu de alguma postagem feita nas redes sociais, aponta a mais recente pesquisa da série Digital Diaries realizada pela AVG Technologies, fabricante de softwares de segurança para computadores e dispositivos móveis. Dos jovens de 11 e 16 anos ouvidos, 32% pediram a alguém para remover conteúdos on-line sobre eles – sendo que 18% que fez isso disse que a postagem havia sido feito por sua própria mãe.