O futuro do trabalho

Por

Até 2020, a maioria dos profissionais das gerações X e Y acredita que os smartphones e os wearables (aparelhos vestíveis) serão os dispositivos conectados mais importantes na força de trabalho. Já o notebook continuará como o instrumento preferido para o local de trabalho, aponta o relatório Cisco Connected World Technology Report. O relatório é baseado em pesquisas de profissionais com idades entre 18 e 50 anos localizados em 15 países. Cerca de 44% dos profissionais afirmaram que se sentem mais produtivos no escritório, e seis em cada 10 entrevistados preferem a caneta e o papel a um aplicativo de anotações mais moderno. Quatro a cada 10 representantes das gerações X e Y se consideram um Supertasker — definido como um indivíduo que pode realizar com sucesso mais de duas coisas ao mesmo tempo, e fazê-las bem. Para os profissionais de RH, o indivíduo com esse perfil será o funcionário mais desejado do futuro, especialmente para cargos de gerência ou função executiva.
Audiovisual
A Pucrs e o Arranjo Produtivo Local do Setor Audiovisual realizam, de 17 a 21 de novembro, a Semana Internacional de Negócios Criativos. As atividades envolvem a realização de debates sobre a geração de novos negócios e a internacionalização de produtos e serviços desenvolvidos nacionalmente.
Certificação
Oito empresas gaúchas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) alcançaram, neste segundo semestre, 100% do processo de implementação do Projeto Cooperativa MPS.BR Softsul. São elas: Compuletra, Digifred, Retta, MDT, Join, Numeria, WIZ e DNA.
Destaques da TI

Diretoria da Assespro-RS em cerimônia no Theatro São Pedro. GILMAR LUÍS/JC
A noite de terça-feira marcou a posse da nova diretoria da Assespro-RS e também a homenagem prestada pela entidade àqueles que, nos últimos dois anos, se destacaram pela sua contribuição ao setor de TI no Estado. Receberam o Prêmio Assespro-RS 2014: Unimed (cliente destaque das empresas associadas), Grupo Processor (empresa associada), Curto Meu Bairro (Startup associada), Pucrs (destaque acadêmico), Jornal do Comércio (Mídia Impressa), Baguete (Mídia Digital), Hannover Fairs Sulamérica (reconhecimento à parceira) e Companhia Zaffari Comércio e Indústria (Gestão Inovadora). A secretária de Inovação e Tecnologia de Porto Alegre, Deborah Pilla Villela, foi eleita a Personalidade Destaque 2014.
Ambiente colaborativo
Pacientes, familiares, médicos e profissionais de saúde que buscam um ambiente para trocar ideias, conhecimentos e indicações sobre o câncer têm agora a tecnologia como aliada. Fruto de uma parceria entre a IBM, a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) e a consultoria V&B Officeware, está no ar a rede social colaborativa Amar a Vida (connections.amaravida.com.br/homepage/login).