Na onda do e-book

Por

A editora gaúcha Simplíssimo começa 2014 otimista com os rumos das vendas de livros digitais no País. A expectativa é que o mercado brasileiro consiga, aos poucos, chegar cada vez mais perto dos índices do norte-americano, no qual as vendas de e-books representam cerca de 25% a 30% do total – por aqui, ainda está na casa dos 5%. “Faz um ano que grandes marcas mundiais, como Apple, Google e Amazon, começaram a vender livros digitais no Brasil e estão puxando o barco desse mercado”, comenta o fundador e diretor executivo da empresa, Eduardo Melo. Ele tem como sócio nesse projeto Fernando Tavares. Qualquer pessoa que tenha direito sobre alguma obra pode publicar um livro digital e, por meio de editoras especializadas, colocá-los à venda. Um livro de cerca de 100 páginas, com diagramação simples, só com texto, custa cerca de R$ 290,00 para ser publicado pela Simplíssimo. O valor de venda é sugerido pelo autor, que fica com 90% da receita líquida. Descontados a comissão da livraria e os impostos, isso pode representar até 50% do valor de capa. Um dos públicos que mais consome os e-books hoje é o de jovens economicamente ativos. “Eles optam por ler nesse formato pela afinidade que possuem com as novas tecnologias, mas existem adeptos de todas as idades”, comenta Melo.
Acessibilidade I
A Renner acaba de implantar o browser Essential Accessibility, app que facilita a vida das pessoas com dificuldade para digitar, mover o mouse ou ler na internet. A solução substitui o mouse e o teclado. A navegação é possível por meio de um dispositivo chamado hands-free (mãos livres), que faz o rastreamento de movimento, do autoclique e do escaneamento automático de links.
Acessibilidade II
Para os usuários com dificuldades de leitura devido a limitações de alfabetização, dislexia ou deficiência visual moderada, o Essential Accessibility utiliza uma ferramenta que lê o conteúdo da web e, também, conta com um sistema de reconhecimento de voz compatível com o Microsoft Speech. O download do app pode ser feito no site www.lojasrenner.com.br.
Código de barras no Google Glass
A GS1 fez a primeira demonstração, na Europa, da leitura de códigos de barras por meio de dispositivos móveis. O gadget escolhido foi o Google Glass, plataforma do Google que tem despertado o interesse dos amantes de tecnologia. A partir dessa ferramenta, os usuários podem receber informações de conteúdo nutricional ou receitas relacionadas a produtos e visualizar ofertas ou análises de outros consumidores compartilhadas em redes sociais.
Para investidor ver
Três aceleradoras que atuam no mercado gaúcho se uniram para realizar, no dia 14 de março, um evento conjunto, no qual apresentarão ao mercado de investidores os projetos de 10 startups. Entre elas, estão a MindPills, Papa Dívidas e Curupira. O Demo Day foi criado por Estarte.Me, Ventiur.net e WOW. O encontro para cerca de 120 convidados acontece no auditório da ESPM-Sul, das 15h às 20h. A Ventiur e a WOW, aliás, foram selecionadas para o ciclo de 2014 do programa Start-Up Brasil, iniciativa do governo federal para impulsionar o desenvolvimento de empresas nascentes de base tecnológica. As 12 aceleradoras contempladas foram anunciadas ontem.