Por agências fortes e unidas

Por

A união é essencial para o fortalecimento do mercado publicitário, defende a campanha publicitária lançada pelo Sindicato das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul (Sinapro-RS). Com o mote O papel mais importante de todos é o de todos nós, a Global criou peças para jornal, rádio, internet, busdoor, outdoor e bancas de revistas. A campanha integra uma série de ações do Sinapro com o objetivo de fortalecer o mercado publicitário e ampliar o número de associados.
O Rio Grande do Sul tem cerca de 480 agências, a metade delas na Capital. E somente 60 são associadas. Para ampliar este quadro, a entidade oferece até mensalidades variáveis, de acordo com o tamanho da empresa, e as recém-criadas têm carência de seis meses. “Ter agências fortes, independente de tamanho, é necessário para ter um mercado fortalecido”, argumenta o presidente Delmar Gentil.

Atenção ao MKT digital

Os cursos superiores nas áreas de Comunicação, Marketing e Ciências da computação não preparam profissionais para atuar no crescente mercado de marketing digital no Brasil, segundo revelou pesquisa nacional realizada pela Conversion, consultoria especializada em internet. O estudo apontou que os jovens entre 26 e 33 anos são a maioria na área, compondo 39%, enquanto cerca de 40% dos profissionais deste mercado são empreendedores e possuem seu próprio negócio. Na divisão de cargos, 30% são analistas, 13% ocupam cargo de gerência, 10% atuam como estagiários e apenas 4% são diretores.

Oxigênio latino

Graças à América Latina e à Ásia, a circulação global de jornais aumentou 2% (534 milhões de exemplares) em 2013. Nas demais partes do mundo, houve queda: na Austrália e na Oceania, foram menos 10%, na América do Norte, 5,29%, e na Europa, 5,2% menos. O número de leitores se manteve estável no impresso (2,5 bilhões de adultos), enquanto houve alta de 23% nas plataformas digitais, chegando a 800 milhões de internautas, de acordo com os dados revelados pela Associação Mundial de Jornais e Publishers de Jornais.
O levantamento mostra que a receita com publicidade em jornal caiu 6% em relação ao ano anterior. A América Latina foi a única região que registrou crescimento de faturamento, com alta de 3,9%. O pior cenário foi registrado na América do Norte, que apresentou queda de 8,75, e na Europa, com redução de 8,2%. Ainda conforme o relatório, houve crescimento expressivo da receita com circulação digital, que atingiu US$ 1,7 bilhão (alta de 60% sobre 2012). A publicidade on-line cresceu 11%, chegando a US$ 8,5 bilhões.

Parceiros

  • MM CONTEÚDO, agência especializada no universo feminino, conquistou a conta de assessoria de imprensa da rede Tok, que tem cerca de 520 lojas próprias no Rio Grande do Sul e Paraná.
  • A ELEMÍDIA formou parceria com o InfoMoney para levar informações do mercado financeiro a mais de 20 milhões de pessoas por semana em todo o Brasil. O InfoMoney é um dos principais sites de investimentos e educação financeira do Brasil e também o principal parceiro brasileiro da Bloomberg, considerada a maior plataforma de informações financeiras do mundo.

Tá ligado

  • Risco — Festa das artes gráficas de Porto Alegre, será realizada pela primeira vez entre 21 e 23 de novembro. Realização da FestiPoa Literária, em parceria com a Alice (Agência Livre para Informação), contará com oficinas, debates, exposições e lançamentos de publicações. As atividades terão entrada franca e acontecerão na Casa de Cultura Mario Quintana, no Espaço Cultural 512, na Galeria Espaço Cultural Duque e no Amadeus/Bar do Marinho.
  • O livro Andrés, uma vida em mais de 3 mil filmes será lançado no dia 7, durante a Feira do Livro de Porto Alegre. Conta a trajetória do polonês Andrés Bukowinski, que já ganhou 25 troféus no Cannes Lions e foi 12 vezes premiado no Profissionais do Ano. No Brasil há 40 anos, já realizou mais de 3 mil filmes publicitários. O livro foi escrito pela também polonesa Aleksandra Pluta e divide-se entre relatos de Andrés e de conhecidos e colaboradores.

Gente

COLETIVA/DIVULGAÇÃO/JC
Nizan Guanaes estará aqui na quarta-feira, para participar do Colóquio Empreendedorismo e Inovação, promoção do Junior Achievement e do CIEE-RS. O sócio-fundador do Grupo ABC – conglomerado que inclui as agências Escala, DM9Sul e Morya – falará sobre o tema “O Brasil precisa de jovens transformadores”. Será no Teatro CIEE, a partir das 18h. As inscrições gratuitas são limitadas e podem ser realizadas pelo endereço http://jabrasil.org.br/eventos.

Perfil

O perfil publicado esta semana por Coletiva.net é do jornalista Gilberto Jasper.

By the way...

... o povo fala nas urnas. Resta ao governante obedecer a esta vontade popular. Ponto final.