Os jornais em movimento...

Por

Os jornais acordaram e se deram conta de que o futuro chegou. Isto é, o Jornalismo, com jota maiúsculo, permanece e não terá fim, mas o meio com o qual chega à ponta final, o consumidor, mudou. Migra para o digital sem perder a referência do analógico, e é isto que começaram a mostrar quando, na semana passada, representantes do mercado publicitário brasileiro foram apresentados à  campanha institucional "Jornais em Movimento", liderada pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) e concebida em parceria com a agência Lew Lara /TBWA.

Há hoje no Brasil um processo de reposicionamento da indústria jornalística perante o mercado. A ANJ apresentou dois novos produtos, criados para facilitar o relacionamento com agências e anunciantes: o Market Place Jornais e o Digital Premium Jornais. No primeiro, o mídia terá acesso às informações essenciais para definir a escolha dos jornais, enquanto o Digital Premium permitirá a veiculação de anúncios digitais em um pool de sites de jornais, em um mesmo dia.

... correm atrás do novo

Todo o esforço dos jornais é na direção de posicionar o meio não só como o mais influente e o mais relevante difusor de notícias, mas também importante para lançar, fortalecer e renovar marcas e produtos. Precisam romper laços com o modo antigo de produzir, ao mesmo tempo em que buscam inovações duradouras. Daí, um conceito que surge no meio com impacto é o da disrupção. 

O presidente mundial da rede TBWA, Jean-Marie Dru, chamou atenção, como palestrante no evento da ANJ em São Paulo, para o tema disrupção, uma mudança que provoca a alteração ou a descontinuidade de um produto ou serviço ao criar novas demandas e uma nova rede de valores. "A disrupção é o novo, aquilo que ninguém havia considerado como possível ou viável, enquanto a visão é a consequência da disrupção. Quando uma empresa de fato inova, ela altera o mercado, não a si mesma", explicou Dru.

Juntos para crescer

A MaxHaus, incorporadora brasileira voltada para inovação e design, é a nova cliente da Paim, herdada a partir de uma parceria entre a agência e o publicitário Roberto Lautert, um dos fundadores da Paim, que hoje conduz a Lautert Associados, em São Paulo. Lautert passa a ser sócio da operação da agência na capital paulista, que tem em nível nacional clientes como Ambev, BRMalls, Walmart e Lojas Renner. A eles se junta a MaxHaus e seus empreendimentos em São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

O tamanho do mercado 

O mercado publicitário brasileiro registrou um crescimento de 16,5% nos cinco primeiros meses de 2014, segundo o relatório mais recente do Projeto Inter-Meios, do Grupo Meio&Mensagem. Pelo levantamento, de janeiro a maio, os investimentos em mídia no País movimentaram R$ 13,8 bilhões. No bolo publicitário, a TV aberta ampliou ainda mais sua fatia, concentrando 69,5% dos investimentos no período. É seguida pelos meios Jornal, com 8% de participação; TV por assinatura, com 5,7%; e Internet e Revista, cada um com 4,4%.

Agências

  • No digital, destaque também para a Renner: levantamento apontou a rede como líder global em engajamento de usuários no Facebook entre as marcas de moda e varejo. A responsabilidade por administrar esta presença digital é da agência 3yz.
Parceiros
  • DZ ESTÚDIO foi escolhida para gerenciar a presença digital da grife Jorge Bischoff. A nova coleção do designer é apresentada em um novo website, desenvolvido pela agência. A partir do planejamento de presença digital, diversas ações estão previstas para o próximo ano, também a cargo do DZ.
Tá ligado
  • Porto Alegre receberá em setembro o Fórum de Marketing Digital 2014 - Digitalks, que reunirá profissionais de marketing, agências de publicidade e pessoal que surfa no mundo digital. Conforme o diretor do Digitalks, Flávio Horta, o fórum tem o objetivo de "ampliar as análises e gerar um maior conhecimento e experiência sobre as questões relativas à comunicação digital". As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo endereço digitalks.com.br.
Gente
  • A publicitária Renata Schenkel deixou a gerência de Mídia da DM9Sul para assumir a superintendência de Mídia da Competence, com abrangência também em Santa Catarina e Paraná. Carla Azevedo, que respondia pelo setor, decidiu deixar a Competence.
  • João Miragem assumiu a direção de Planejamento da Escala. Graduado em Administração de Empresas, com ênfase em Marketing, o profissional tem experiência no atendimento a clientes como governo do Estado, Grendene, Lojas Colombo e Fiat.
Perfil
O perfil publicado nesta semana por Coletiva.net é do executivo Iraguassu Farias.
By the way...

... a propaganda eleitoral no rádio e na TV está trazendo mais do mesmo. Mas continua sendo a melhor forma de se familiarizar com as centenas de candidaturas.