O mais antigo do mundo

Por

Um texto aqui publicado dia 7 passado rendeu-me trabalho muitíssimo agradável. Primeiro foi responder a leitores, que pediam detalhes sobre o francês Le Procope (fundado em 1686), o alemão Hundskugel, estabelecido em Munique desde 1440 e o madrilenho Sobrinos de Botín, que funciona desde 1725 - este, reconhecido pelo Guiness como restaurante mais antigo do mundo. Repassei a todos os requerentes mais informações que tinha, os sites de cada um etc.

Então recebo uma mensagem do cônsul-geral da Espanha em Porto Alegre, convidando-me a um almoço em sua residência. Marcada a data, fui recebido com toda a fidalguia e apresentado a outros três simpáticos convivas. A partir daí, fomos degustando algum cálice de bom vinho e saboreando uma sequência de preciosas tapas, preparadas na hora pela chef espanhola Belen Ruiz Montava. Temas cativantes estenderam a conversa e o almoço por três agradáveis horas, ao final das quais, diplomaticamente, o cônsul Jose Pablo Alzina de Aguiar pediu para transmitir-me um esclarecimento.

Eis: mesmo fundado depois, o restaurante Sobrinos de Botín foi destacado pelo Guiness como o mais antigo em razão de operar ininterruptamente desde sua abertura, o que, informa, não aconteceu com os outros dois.

Via e-mail

  • O antigo Riversides Madero, na zona Sul, assumiu nova e diversificada proposta, agora com o nome de FS Asian Food, Steaks & Burgers. Tem lounge-bar, espaço kids e dois grandes ambientes. Em um deles alternam-se especialidades do braseiro, de carnes nobres a hambúrgueres; no outro, sushis, sashimis, ceviches, tartar e pratos quentes do Japão. Av. Wenceslau Escobar, 1.598 (tel. 51 3268-0288). De terças-feiras a sábados, das 19h30min à 0h; almoço aos sábados e domingos, das 11h30min às 15h30min.
  • Começa na próxima sexta-feira, dia 4, a oitava temporada do Cine Gourmet, no Hotel Casa da Montanha, em Gramado. O chef convidado será Felipe Schaedler, do restaurante Banzeiro, de Manaus. Ele irá preparar menu inspirado no filme O Grande Gatsby e as reservas devem ser feitas pelo tel. (54) 3295-7575.
  • O chef Felipe, acima referido, é catarinense e mudou-se para Manaus há dez anos, depois concluir curso em Caxias do Sul e estagiar em São Paulo, no Figueira Rubaiyat e na Vinheria Percussi.
  • Curso de capacitação, voltado a quem deseja aprender mais sobre pratos elaborados com bacalhau: dias 8 e 9 de abril, das 18h às 22h, no Campus II Feevale, com o chef Douglas Turella. Inscrições até dia 6, pelo site www.feevale.br/cursoseeventos.
  • Jantar que abriu a temporada 2014 do Juvenil Club Gourmet, executado por chef Maurício Fernan, teve como prato principal filé de congro ao molho de cogumelos e peixe defumado. Uma das muitas tentações que o chef vem apresentando em eventos, no Bar Inglês do clube e em outros espaços da cidade. Contatos: 51 8114-0169.
  • Protesto de um leitor, em nome de vários frequentadores, pelo fechamento do Nona Angela (av. Lavras, 322), marcado para este domingo. “Era o melhor bufê de almoço da cidade”, lamenta. Diz que no local vai funcionar uma pizzaria, somente à noite.

Homem na cozinha: Uma releitura prática e apetitosa

Bacalhau às natas

2 - Temperar com pimenta e tomilho, regar com azeite e misturar com um garfo.

3 - Assar em forno médio por 30 minutos, ou até que a superfície do bacalhau esteja bem corada. 

4 - Finalizar com batata palha e Parmesão ralado, manter mais uns minutinhos no forno e servir, acompanhado por arroz com brócolis.

Últimas Notícias