{{channel}}
Vertisul Engenharia dá dica sobre o uso dos elevadores
A Vertisul Engenharia de Elevadores, empresa com 34 anos de atuação em Porto Alegre, indica alguns cuidados básicos com o uso destes equipamentos no dia a dia. De acordo com o engenheiro Mário José da Silveira, responsável técnico da Vertisul, especializada em serviço de manutenção preventiva, atualizações técnicas e de estética dos elevadores, um dos principais itens é com a luz de emergência em condições.
Silveira comenta que a luz de emergência gera, principalmente, conforto para quem fica trancado no elevador no momento da queda de energia elétrica. Também, conforme o engenheiro, é necessário que o prédio tenha um canal de comunicação com uma central de portaria, porém, a exigência depende do número de andares.
"É preciso, porém, tomar cuidado com aquelas pessoas que trabalham em prédios comerciais, que ficam fechados aos finais de semana para que redobre a atenção com o uso de elevadores e uma eventual falta de energia elétrica", lembra. Em casos como esses, acrescenta Silveira, de preferência que não faça uso do equipamento, ou que outras pessoas tenham conhecimento de que há alguém naquele local.
Salete Ana Damian Rigon, diretora da Vertisul, explica que cabe aos síndicos também a tarefa de alertar os usuários em situações, como ocorrência de temporais. Salete e Silveira reforçam situações adversas e que podem ser graves. "Nem todos tratam o elevador da forma correta. "O próprio usuário pode causar problemas, com empurrar a porta com muita força, isto estraga o mecanismo; outra situação é pular ou sacudir a cabine do elevador. Pode ocorrer ainda, situações como apertar os botões do painel com demasiada força a ponto de causar um dano. Esses fatos ocorrem com frequência", destacam.
"O elevador é um meio de transporte seguro, mas é necessário utilizá-lo com cuidado", acrescentam. A lista de cuidados inclui também situações como a redobrada atenção com crianças, pets e com o uso de telefone celular.
A Vertisul conta com uma equipe especializada de 40 colaboradores e o atendimento é realizado em locais, como: condomínios, hotéis, hospitais, restaurantes e clínicas geriátricas, entre outros. A empresa dispõe de técnicos e engenheiros com cursos exigidos pela norma. "A equipe faz os treinamentos conforme determinam as normas: NR 10, NR 33 e NR 35. Há, igualmente, uma constante qualificação, garantindo mais segurança e isto traz avanços e satisfação dos clientes".
A Vertisul conta com engenheiros, supervisores técnicos, controllers, auditor técnico de qualidade, preventiva, corretiva, instalador de comandos, reparos, área administrativa, financeira e comercial. Pela Lei de Elevadores, a conservação, o funcionamento e a segurança do transporte são obrigações do responsável pelo equipamento. É ele quem deve buscar a contratação de uma empresa de manutenção, devidamente registrada no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul (Crea-RS) e com profissionais com a devida habilitação legal.