Safeweb emite Certificados Digitais no âmbito da ICP-Brasil

Por

A Safeweb Segurança da Informação é uma empresa gaúcha com 17 anos de atuação no mercado nacional, e credenciada junto ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) para emissão de Certificados Digitais no âmbito da ICP-Brasil, sendo parceira oficial da Certificação Digital Serasa Experian. Conta hoje com mais de 110 postos de atendimento em todo País, está presente em 14 estados brasileiros e no Distrito Federal.

O diretor-presidente da Safeweb, Luiz Carlos Zancanella, diz que a Certificação Digital gera uma série de subprodutos, tendo como tarefa essencial fazer com que a informação seja tratada de maneira segura na internet. Acrescenta que a expertise da Safeweb está, justamente, direcionada à segurança da informação.

Zancanella explica que o certificado digital é  ferramenta que possibilita assinaturas eletrônicas com validade jurídica, tais quais as assinadas de próprio punho e reconhecidas em cartório.

Detalha que a Safeweb oferece uma lista de soluções voltadas para a segurança da informação, como Autenticação de Fonte, Sistema de Votação pela Internet, Administração sem Papel, Portal para Assinatura de Documentos Elestrônicos e  Soluções para o SPED - Sistema Público de Escrituração Digital, como Notas Fiscais eletrônicas (NF-e), Notas Fiscais de Serviço eletrônicas (NFS-e) e de Conhecimento de Transporte eletrônico (CT-e).

O diretor-presidente, bem como, Luciano Schewe, gerente de canais e Daniel Fabre Afonso, gerente-operacional da empresa e Luiz Carlos Zancanella Júnior, diretor de Tecnologia da Informação (TI), destacam que a base tecnológica da Safeweb é garantida por meio de convênios de cooperação com a Microsoft.

Desde sua fundação, a Safeweb reúne em seu portfólio de clientes, microempresas e grandes companhias. Ao longo deste tempo, já emitiu também mais de 240 mil dertificados digitais e chegou à marca de 15 milhões de assinaturas digitais por meio de seu sistema de nota fiscal eletrônica.

Hoje, conta com uma equipe técnica que reúne profissionais de alto nível com certificação Microsoft, mestrado e doutorado. No que diz respeito à emissão de Certificados Digitais, Zancanella salienta que eles são entregues na hora aos clientes em todos os postos da Safeweb.

A empresa foi fundada em 1996, tendo como foco de mercado, o desenvolvimento de soluções para edifícios inteligentes; em 2001, direcionou as suas atividades para segurança da informação, tornando-se pioneira em Certificação Digital no Estado. Em 2005, obteve autorização para atuar como AR-Safeweb, sendo a primeira Autoridade de Registro ICP-Brasil, vinculada à Serasa Experian no Rio Grande do Sul.

Com a instituição do Sped, em 2007, a Safeweb passou a disponibilizar soluções para os documentos eletrônicos desse sistema, usando modernos conceitos de software como serviço e computação em nuvem.

“Em 2011, a empresa inovou mais uma vez”, explica o empresário, acrescentando que ela deu um passo significativo com a implantação de uma Autoridade de Atributos para dar suporte ao Sass – Safeweb Authentication for Security System – uma solução web para gestão de acesso a sistemas seguros, que integra Certificados de Atributo e Certificados Digitais.

Zancanella lembra que em 2012, a Safeweb inaugurou sua sede própria em Porto Alegre, sendo que as operações desta nova sede se consolidaram em 2013. 

Um grande passo, segundo ele, será dado até o fim de 2014, quando a Safeweb se tornará Autoridade Certificadora e Autoridade de Carimbro de Tempo, vinculada à ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira).

Informações adicionais:

A sede da Safeweb está localizada na avenida Princesa Isabel, 828, em Porto Alegre. Site: www.safeweb.com.br. E-mail: safeweb@safeweb.com.br.