Emergência do Hospital Ernesto Dornelles atende, atualmente, 3,8 mil pacientes por mês

Por

Até o momento, 3,8 mil são atendidos por mês na nova emergência do Hospital Ernesto Dornelles. Na moderna ala, inaugurada em junho deste ano, são realizados atendimento clínico e de emergência 24 horas. Para a realização do trabalho, foram contratados 92 colaboradores, entre médicos, enfermeiros, técnicos e demais profissionais. A Instituição também passou a contar com emergência traumatológica e cirúrgica.
O hospital, mantido pela Associação dos Funcionários Públicos do Estado do RS (Afpergs), completou em 2013 51 anos de atividades e segue o seu cronograma de obras, que incluem além da emergência, que ocupa 1,8 mil metros quadrados de área, Unidade de Cuidados Especiais (UCE), oncologia e endoscopia, que serão inauguradas, em dezembro deste ano. A instituição investiu R$ 9,6 milhões para edificação de novas instalações em uma área de 4,6 mil m2.
“A ampliação da área física proporcionou à instituição um aumento significativo da capacidade de atendimento. Possibilita ao nosso paciente um atendimento mais ágil, seguro, resolutivo, moderno e integrado aos serviços de diagnósticos”, informa o superintendente administrativo do hospital, Odacir Vicente Rossato.
Sobre a obra, que está em andamento, Rossato, explica que no novo prédio irá funcionar o centro cirúrgico, centro obstétrico, lojas de conveniência, clínicas e consultórios. O local também abrigará um salão de eventos e auditórios, bem como um heliponto e destinará um espaço para 580 vagas de estacionamento. O centro clínico do Hospital está sendo construído nas esquinas das avenidas Ipiranga e Azenha, em Porto Alegre.
Rossato salienta que o hospital vem se modernizando constantemente para oferecer o que existe de mais eficiente e eficaz para os seus clientes/pacientes. Informa que hoje a instituição oferece 312 leitos, conta com 33 especialidades médicas, possuindo 2 mil médicos credenciados e 36 residentes. O hospital tem 12 salas cirúrgicas, 22 leitos UTI adulto; na maternidade, possui três salas de parto, oito leitos de UCI e oito leitos UTI neonatal e pediátrica; além de três salas de procedimentos ambulatoriais, 36 leitos para recuperação e 16 leitos de UCE para pacientes que precisam de assistência de enfermagem permanente.
O superintendente explica que a UCE possui uma equipe multidisciplinar composta por médicos assistentes, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e nutrólogos, que visa não só ao tratamento ou à recuperação do paciente, como também minimizar os efeitos negativos de uma internação, reduzindo o tempo de permanência no hospital.
O hospital lançou em 2011 o Comitê de Ética em Pesquisa, o que, segundo Rossato, foi o passo inicial para progredir no desenvolvimento de pesquisas e ensino na área da saúde. Diz que, em 2012, o hospital teve um avanço, com a inauguração do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Assistencial e da Unidade de Pesquisa Clínica. No ano passado, também conquistaram o Selo de Centro de Excelência em Cirurgia Bariátrica, certificação conferida pela Surgical Review Corporation (SRC). Para comemorar o cinquentenário, o hospital lançou um livro que relata de modo sintético a trajetória da instituição.