{{channel}}
Empresa Sapotec é pioneira em soluções ambientais no Brasil
A Sapotec Soluções Ambientais Ltda, empresa fundada em 2000, destaca-se por ser a pioneira no Brasil a operar unidades de biorremediação ex-situ de solos contaminados com hidrocarbonetos. Ela é subsidiária da holding alemã Zech Umwelt, integrante do Zech Group, líder no mercado europeu nos segmentos de construção civil, remediação de áreas degradadas, gerenciamento e tratamento de solos, resíduos e tratamento de emissões atmosféricas e água.
Uma equipe multidisciplinar e especializada trabalha na Sapotec, tendo como tarefa planejar e elaborar soluções necessárias para cada situação, buscando as melhores alternativas para os clientes. O diretor da empresa, Thomas Berger, informa que a Sapotec realiza consultorias e serviços ambientais, desde licenciamento, avaliações, monitoramento, remediação e gerenciamento. Também orienta as empresas clientes para que elas tornem-se sustentáveis. Berger destaca que a Sapotec teve o seu sistema de gestão ambiental certificado, no ano de 2009, de acordo com a NBR ISO 14001:2004.
A Sapotec tem a sua matriz instalada em Porto Alegre, além de contar com a unidade de Biorremediação de Solos e Borras no município gaúcho de Nova Santa Rita e um escritório na cidade de São Paulo, atendendo, desse modo, todo o Brasil. “A empresa oferece uma gama de possibilidades tecnológicas e científicas de gerenciamento e proteção ambiental, de modo a proporcionar a cada cliente um projeto completo e ajustado às suas necessidades”, explica.
De acordo com o diretor, o gerenciamento correto dos solos e águas subterrâneas é fundamental para se evitar a geração de passivos ambientais ou promover a sua recuperação. Berger cita que a Sapotec desenvolve diagnósticos, monitoramentos e gerenciamento de passivos ambientais. Ela revitaliza áreas contaminadas por meio da remediação de solos e águas subterrâneas com processos biológicos, físico-químicos e térmicos. Oferece combinações de processos in-situ e ex-situ (on-site e off-site).
“O Terraferm, um processo biológico para remediação de solos contaminados por compostos orgânicos, é utilizado eficazmente pela Sapotec. Nos anos 1980, a Umweltschutz Nord, atual Zech Umwelt, lançou este processo no mercado para a biorremediação de solos contaminados com hidrocarbonetos totais de petróleo (TPH), aromáticos (BTEX) e aromáticos policíclicos (PAH)”, detalha.
A Sapotec também projeta, instala e opera unidades para tratamento de águas subterrâneas ou superficiais e tratamento de efluentes comerciais ou industriais. O diretor informa que a empresa usa várias técnicas, com destaque para o processo Saneplant, um sistema de tratamento biológico, altamente eficaz para a depuração de efluentes por meio da filtragem vegetal por zona de raízes.
Berger acrescenta que a Sapotec realiza o tratamento de emissão de gases. “A empresa desenvolve soluções para tratamento de emissões atmosféricas, utilizando várias tecnologias, com destaque para o sistema de filtragem biológica (Biofiltro Processo Aeroferm), lavadores de gases ou filtros de carvão ativado, de modo a eliminar odores e reduzir a emissão de compostos orgânicos voláteis ao meio ambiente.
O diretor lembra que as atividades industriais produzem resíduos que devem ser gerenciados corretamente, visando à minimização de custos e à redução do potencial de geração dos impactos ambientais.
Informações adicionais: a matriz da Sapotec fica na rua Dona Gabriela, 128, em Porto Alegre. Tel.: (51) 3232.4242. Site: www.sapotec.com.br. E-mail: info-rs@sapotec.com.br