{{channel}}
Grupo Savar prevê faturamento de R$ 1,1 bilhão até o final deste ano
O Grupo Savar prevê faturamento de R$ 1,1 bilhão em 2013, o que representa uma projeção de crescimento de 20% em relação ao ano anterior. O diretor da Savarauto, uma das empresas do grupo, Leonel Bortoncello, informa que os negócios, nos últimos anos, têm se voltado à área de automóveis com maior vigor.
“Nos últimos anos, o grupo tem investindo no segmento de automóveis. Lembro que a origem do Savar está ligada à revenda de caminhões Mercedes-Benz. Agora começamos a observar uma mudança. Até o ano de 2012, a parte mais representativa era a de caminhões. Em janeiro deste ano, porém, foi a primeira vez que o ramo de automóveis e de concessões superou o de caminhões”, explica.
Destaca que isto também é um resultado proveniente de um novo investimento feito pelo Savar, através da Savarauto Toyota Porto Alegre, que tem como meta agregar ao grupo 15% a mais no faturamento em 2013. Reforça que a expectativa do grupo é de crescer 20%, numa visão conservadora, ou um pouco mais, atingindo os 25% em comparação a 2012, isto porque, no primeiro semestre do ano passado, o comércio de caminhões foi prejudicado pela introdução do diesel S50, além de outros fatores conjunturais. “A revenda de caminhões, como um todo, só teve uma retomada no final do segundo semestre de 2012” explica.
Acrescenta que, em 1 de março deste ano, o Savar incorporou a sua concessionária LagoaSul, representante Toyota, há 14 anos em Pelotas, a Savarauto Toyota Porto Alegre, tornando-a uma filial naquele município, para maior sinergia com o mercado.
“A área de automóveis, dentro do grupo, iniciou mais fortemente há 20 anos, com a reabertura das importações de veículos em 1989. O Savar completará 45 anos em agosto de 2013, e a Savarauto, por sua vez, 21 anos de atuação, fortalecendo cada vez mais a sua presença no mercado”, salienta.
De acordo com o empresário, 2012 para o grupo foi arrojado com a inauguração de quatro novas lojas, e agora, em 2013, passa a ser um momento de consolidação de tais operações. “A Savarauto Toyota Porto Alegre é a principal dessas quatro inaugurações. Trata-se de uma nova casa; estamos há apenas cinco meses em atividade e o crescimento no faturamento começou a ser notado a partir do final de 2012”, comenta.
Explica que janeiro deste ano foi razoável para as vendas, ainda com o reflexo da redução das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI); o mesmo não ocorreu em fevereiro para o setor como um todo. Fevereiro tem um número menor de dias úteis e também sofreu mais significativamente com o término da redução do IPI para veículos automotores. “Em março, as vendas estão apresentado um volume bem satisfatório”, analisa.
O grupo está presente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, sendo que, naquele estado, é revendedor exclusivo de automóveis Smart e Mercedes-Benz, com três lojas: Florianópolis, Blumenau e Itajaí. “Temos duas revendas Chrysler, Jeep, Dodge e Ram”, acrescenta.
“O Savar possui 18 concessionárias no momento e até o final de abril, estará abrindo mais uma nova loja Chrysler. Possuímos uma loja na avenida Nilo Peçanha e em breve, teremos outra na rua Salvador França, em Porto Alegre.” Explica que o Savar é represente Mercedes-Benz caminhões e Mercedes-Benz veículos, além da Chrysler, que congrega a marcas Jeep, Ram, Dodge e Ram. Também estão presentes no Grupo as marcas Toyota e Peugeot.