Grupo Troca atua em transporte e logística no Sul e Sudeste do País

Por

O Grupo Troca, especializado em transporte e logística de cargas secas e fracionadas para regiões Sul e Sudeste do Brasil, prevê crescimento de 20% em suas atividades em 2011, centrada no fortalecimento de sua rede de atendimento. Atualmente, com uma frota composta por 82 veículos (vans, caminhões leves, trucks e carretas) e com certificação ISO 9001:2008 da gestão de qualidade em todas as suas unidades, o grupo é composto pelas empresas Troca Transportes, Transportes LHD e Troca Logística.
Com atuação em diversos nichos de mercado, o grupo gaúcho detém expertise principalmente em setores como o calçadista. O diretor comercial Flavio Alberto Paskulin explica que o principal serviço compreende o transporte rodoviário de cargas e encomendas expressas, da Grande São Paulo para a Grande Porto Alegre e vice-versa.
Paskulin lembra que o transporte e a logística para o setor calçadista, por exemplo, é fundamental, dependendo de atendimento diferenciado para feiras e eventos. “Com base nesta necessidade, o grupo desenvolveu um sistema de entrega e coleta com prazos extremamente rígidos e armazenagem de embalagens durante o período dos eventos, para salvar o espaço físico dos estandes dos clientes da empresa”, informa. Paskulin enfatiza que o grupo procura soluções inovadoras, viabilizando a redução do custo logístico final para seus clientes.
“A matriz do Grupo Troca está localizada em Porto Alegre, contando com filiais nos municípios de Canela, Novo Hamburgo, Três Coroas e São Paulo. Em 2011 há previsão de inauguração de novas filiais. Em São Paulo as restrições para circulação de veículos de transporte são grandes, dificultando as operações. Para vencer este desafio, a empresa possui estruturas independentes de coleta e entrega, garantindo maior eficácia no cumprimento dos prazos, principalmente de entregas na capital e região metropolitana. “O Cross Docking é realizado durante a madrugada, possibilitando antecipar o carregamento dos veículos de distribuição com consequente ganho de um dia na entrega.”
A empresa oferece também modalidades de transporte ultrarrápido, no qual, em situações emergenciais, encomendas expressas provenientes de São Paulo poderão ser entregues ou retiradas do terminal de Porto Alegre em menos de 24 horas a partir de sua saída. Lembra que o grupo conta com sistema próprio de localização da frota, permitindo que os clientes acompanhem a carga da origem ao destino, através do site.
Ele informa que o cliente também pode ter a confirmação de entrega automática, ou seja, em tempo real. ‘‘Disponibilizamos aos clientes via e-mail diversas informações, exemplo: confirmações de saídas e chegadas de mercadorias, relatórios de performance etc.’’
O Grupo Troca disponibiliza uma frota com diversas capacidades. Veículos com plataforma hidráulica para coleta e entrega de cargas sensíveis. Caminhões dotados com guindaste hidráulico tipo munk, além de caminhões de transferência (carretas) com idade média de quatro anos. Destaca igualmente o rigoroso sistema de manutenção; além de contarem com sistema rastreamento via satélite. A previsão para 2011 é de um crescimento de 15% da frota.
O grupo tem em suas bases, pavilhões com docas para carga e descarga, plataforma, sistemas de vigilância, tecnologia da informação implementada e rigorosos padrões de higiene e segurança. Conta igualmente com modernos sistemas de gerenciamento de risco. O intercâmbio eletrônico de dados (EDI), apoiado em um link digital de alta velocidade, reduz o tempo de processamento da documentação e confere maior exatidão e segurança ao processo burocrático.
O diretor explica que o grupo surgiu a partir da empresa Troca Transportes, através do espírito empreendedor de seu fundador Delmar Albarello. Em 1995, Albarello, começou a atuar no segmento de transporte rodoviário de encomendas expressas, dando início a Troca Transportes, tendo como slogan que “transporte não é tudo igual”. Em 2009, a Troca Transportes entra em uma nova fase de crescimento, com a adição da Transportes LHD, passando a fazer parte do Grupo Troca.
Informações adicionais: Em Porto Alegre, a empresa está localizada na avenida João Elustondo Filho, 460, no Bairro Sarandi.  Tel.: (51) 3275.5300  Site: www.grupotroca.com.br