Cursos de férias da ESPM abordam nova linguagem publicitária

Por

Um ótimo momento para quem quer saber mais sobre publicidade e propaganda na atualidade. A chance surge através da ESPM, que promove em sua programação os Cursos de Férias - Porque a Concorrência Nunca Tira Folga. Nesta segunda-feira, por exemplo, terá início a aula com o tema Não fuja do varejo, sob a coordenação do diretor de criação da Competence, Cado Bottega. As aulas vão até o dia 16 deste mês, e na sequência, nos dias 26, 27 e 28 de julho, será a vez de Tiago Ferrari, também da Competence - e apontado pela equipe como Criativo do Ano -, destaque que lhe garantiu a participação em nome da agência no Festival Internacional de Propaganda de Cannes (França), promovido no período de 20 a 26 de junho deste ano.
Na aula desta segunda, Bottega irá analisar as estratégias adotadas para o varejo e que estão ligadas às técnicas de criação. O publicitário diz que os clientes estão querendo inteligência. Ele explica que as peças e campanhas desenvolvidas para o setor necessitam de um posicionamento claro, indo além do produto e preço. Ele salienta que é imprescindível ouvir os clientes. “O importante é ressaltar atributos que possam suprir as suas necessidades.”
Bottega acredita na continuidade da  mídia convencional por um bom tempo - eletrônica, encartes e anúncios, entre outras -  uma ferramenta de peso para  sublinhar a força do varejo junto ao público-alvo.  “O difícil é surpreender, principalmente pelo pouco tempo que muitas vezes o setor impõe ao trabalho de criação”.  Ferrari, por sua vez, irá acrescentar conhecimento (sobre criatividade em novas mídias) aos participantes dos cursos, relatando, inclusive, o que viu em Cannes e fazendo uma “leitura” e mostrando os caminhos prováveis do setor no futuro (não só no futuro, como no presente também). Esta experiência também está sendo analisada e trabalhada pelo publicitário  na Competence.   
Ele diz que o raciocínio criativo está sendo o ponto central nas novas mídias.  Ferrari explica que a tendência do setor é a valorização do conteúdo.  Segundo ele,  a propaganda não é tangível “é um movimento inserido numa cultura e como tal tem que abraçar o consumidor, oferecendo experiência sensorial à sociedade”.
Ele acredita na importância de não pensar só em uma mensagem, mas ter um diálogo com o público-alvo, uma tendência  visível no crescimento das redes sociais  presentes no cenário digital. 
Para Ferrari, a mídia convencional vai continuar existindo, mas em paralelo às marcas podem estar mais presentes na vida das pessoas de outra maneira não usual. “O pensar é o mesmo para a mídia convencional. É tudo propaganda, o que muda é a plataforma. A mensagem é a mesma”.
Um exemplo é uma mídia out of home da Competence que utilizou recentemente uma capa de DVD de locadora para   levar ao público um apelo social através de um adesivo com os dizeres “você não sabe se o Brad Pitt vai ter um final feliz nesta história, mas o Zezinho pode ter. Ajude o Pão dos Pobres”.
A Competence é uma agência que apoia sua atuação na construção de marcas líderes. Toda a ação da agência se inicia por um planejamento forte, em que são analisados o mercado, o cliente e o consumidor. A Competence se apresenta para o mercado com um laboratório  de conhecimento e experiências em gestão de marcas no qual a informação, a criatividade e a ousadia convivem no dia a dia de seus profissionais. A agência atua nas áreas de pesquisa e consultoria estratégica; propaganda; Marketing digital; identidade visual (embalagens); Ponto de Venda (PDV); eventos; e promoção de venda.

Informações adicionais: para saber mais sobre os Cursos de Férias da ESPM pode-se entrar em contato através do telefone (51) 3218.1300, ou pelo site: www.espm.br. Sobre a Competence: a agência está localizada na avenida Plínio Brasil Milano, 1.775, em Porto Alegre. Tel.: (51) 3014.4500. Site: www.competence.com.br