O efeito Renato

Por

Primeiro ele deu uma injeção de entusiasmo no grupo, retomou o comando e sabiamente acomodou no time os reforços trazidos pela direção. Depois fez o Grêmio jogar: empilhou quatro vitórias seguidas em um campeonato disputado palmo a palmo. Hoje, tem uma partida fundamental contra o Santos pela Copa do Brasil. Não fosse o regulamento – e o fato de não ter marcado na Vila Belmiro, o favoritismo à classificação estaria muito claro. O Grêmio ganha, mas não pode levar gol da esperta garotada santista.
Patinando na tabela
Um jogo atrasado era o trunfo do Inter na caça aos primeiros colocados. Não serve mais: está oito pontos atrás do Cruzeiro e, com a esburacada defesa que tem, a tendência é que essa distância cresça a cada rodada. Aliás, há dois meses sugeri que contratassem o experiente zagueiro Chicão, que depois foi para o Flamengo. Há seis semanas escrevi que o sistema defensivo colorado era uma peneira, mas parece que no clube ninguém concorda com isso: todos os bons reforços trazidos foram para os setores mais fortes do time. Então é isso: o que o ataque faz a defesa desfaz. E domingo tem jogo difícil, contra o Coritiba do craque Alex.
Estádios
Não é pequeno o desgaste do Inter por estar sem casa própria, e isso deve ser descontado nas críticas que o time recebe. Outra coisa: jogar nas condições em que enfrentou o Goiás, com o frio cortante e aquele aguaceiro desabando sobre o campo, isso é coisa para uma equipe de machos. Nunca esquecendo que, se foi ruim para os colorados, ainda pior para os goianos, pouco afeitos ao intolerável clima gaúcho.
Competente e preterido
Favorecido pela chuva que ia e voltava, Felipe Massa obteve um miraculoso segundo melhor tempo no treino de sábado na Bélgica. Feliz da vida, estacionou a Ferrari, enquanto os adversários escorregavam na pista. Só que a chuva parou, e o piloto brasileiro, parado nos boxes, desabou para a décima colocação no grid. Fez o possível durante a prova, mas não passou do sétimo lugar, pouco para quem pretende renovar com a poderosa equipe italiana. Na Globo, os comentaristas foram Barrichello e Burti – o competente Reginaldo Leme mais uma vez ficou no Brasil. Uma barbaridade.
Frases
Leitores divertiram-se com as frases de figuras do futebol aqui publicadas. Mais uma de Vicente Matheus, rejeitando oferta por Sócrates: “Ele é invendável, inegociável e imprestável”. De Zanatta, ex-Fluminense, chegando à Bahia: “O povo é simpático, gente muito hospitalar”. Atribuem esta outra a Claudiomiro, solicitado por repórter de rádio a dar um boa noite ao microfone: “Boa noite, microfone.” Odvan, ex-zagueiro do Vasco, queria financiar um carro. Entre os papéis, apresentou uma foto sua, apontando a porta de casa. “Esse é meu atestado de residência”, explicou.
Pitacos
  • A Band insiste no erro: mostra a escalação dos times antes dos jogos que transmite e lista os reservas por míseros cinco segundos – impossível ler seus nomes.
  • Em compensação, Renata Fan espalha beleza e capricha no comprimento dos vestidos no Jogo Aberto: bem curtinhos, como a gente gosta.