{{channel}}
Ponte bela e antiga na Azenha
Leia a coluna de Fernando Albrecht para o Jornal do Comércio
A ponte da Azenha é a mais antiga da cidade, construída no tempo em que não bastava ser funcional, precisava também ser bonita. Sempre chama atenção o fato de ser uma das poucas com palmeiras, plantadas em solo de pouca espessura, graças às raízes radiais que fixam a árvore não em profundidade, mas lateralmente.
Continue sua leitura, escolha seu plano agora!
Já é assinante? Faça login
Espeto corrido
E também tem a história de um conhecido político gaúcho de alcance nacional que levou esse apelido. Motivo: foi se meter a assar um churrasco onde estava um grupo de paraguaios e, lá pelas tantas, o clima azedou e eles quiseram tirar o couro do gaúcho. Nunca um assador deixou a churrasqueira correndo tão rápido.
O galo de Flores da Cunha
A propósito do "Aquele abraço" ao município de Flores da Cunha, leitor que mora há 50 anos na cidade conta o porquê do nome. O general que nomeia o município, natural de Santana de Livramento, prometeu a estrada de ferro de Caxias até Nova Trento, hoje Flores da Cunha. "Até hoje estamos esperando o trem. Já tínhamos sido traídos pelo mágico que cortou o pescoço do galo e disse que o galo voltaria a cantar. Pegou o saco com o dinheiro da entrada ao teatro e se mandou. Até hoje o galo não cantou.
Até garrafón de vino...
...estão falsificando. A 55ª Operação Ronda Agro do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apreendeu, em Santa Catarina, mais de 72 mil litros de produtos, entre vinhos coloniais, vinagres e outras bebidas alcoólicas, que se encontravam em situação irregular.
Sentimento de orfandade
Se fizerem uma pesquisa sobre as instituições mais confiáveis, o Exército Brasileiro deve ter perdido muitas posições- chegou a ser a segunda mais confiável. E não convidem eleitores do ex-general senador Hamilton Mourão para a mesma mesa.
Façam o que digo...
...mas não o que faço. Deputados federais estão muito preocupados com o uso da Inteligência Artificial (IA) nas eleições, recordando que houve sérios problemas, incluindo fraudes em eleições de outros países. Certo. Todos falam mal da IA, mas todos vão usá-la nas suas campanhas.
Foram embora
O apresentador de TV Sérgio Schueler, 90 anos, do Câmera 10 da TV Difusora dos anos 1970, hoje Bandeirantes, e o empresário do ramo de seguros Luiz Carlos da Silva, o Caburé. De origem humilde, ficou milionário com os seguros de vida dos funcionários do Banco do Brasil.
Eterno problema
Leitores cobram da prefeitura uma ação mais enérgica nas calçadas junto aos imóveis. Mas, para fazer isso, os fiscais teriam que notificar os proprietários, e, ao que tudo indica, estão estacionados juntos às suas escrivaninhas. Já temos ambulantes que não ambulam e agora fiscais fixos nas repartições.
O clique salvador
A Samsung já disponibiliza mecanismos para travar tudo em caso de furto ou roubo de celular. Basta entrar no aplicativo onde se vê um cadeado com senha de seis números para travar tudo na hora utilizando o computador ou tablet.
Nervosos do trânsito
Um dos piores comportamentos do motorista porto-alegrense é tacar a mão na buzina. Mesmo quando o trânsito está parado, lá vem os irritadinhos, mesmo que não consigam mudar nada no fluxo de veículos. Hoje é uma pandemia.
Miúdas
ADVOGADA Mariana Benjamin foi eleita presidente da Comissão Especial de Ética Pública do RS.
NOVA Petrópolis lançou eventos alusivos ao Bicentenário da Imigração Alemã, comemorado em 2024.
UNISENAC-RS fez mais um lançamento inovador: o curso de graduação de Tecnologia em Gastronomia.
QUADRO da dor: das 20,6 milhões de empresas brasileiras, só 0,13% exportam.
Aquele abraço
Ao povo e ao prefeito José Paulo Meneghine, de Entre-Ijuís. Deve seu nome ao fato de estar localizado entre o rio Ijuí Grande, ao Norte, o Ijuizinho, ao Oeste, o Rio Chuí, ao Sul, e novamente o Rio Ijuí Grande, a Leste. Durante a II Guerra Mundial, havia contrabando de pneus em direção à Argentina e, daí, para a Alemanha naquela região, mas essa já é outra história.