O segredo de Vitório Gheno para chegar aos 100 anos

Por Fernando Albrecht

Aniversário de 100 anos Vitorio Gheno em homengagem de Paulo Feijó
As festividades do centenário do artista plástico e golfista emérito Vitório Gheno continuam a milhão. O casal Paulo Afonso e Lisette Feijó mais um grupo de amigos receberam o aniversariante. Como sempre, perguntaram qual o segredo dos 100 anos. Uma é sempre o golfe; a outra é porque ele leva a vida numa boa. Como diziam quando ele tinha metade da idade, ele é um bon vivant.
 

Um cachorro na noite

É engraçado. Em todas as histórias sobre os bares e restaurantes da Porto Alegre dos velhos tempos não aparece o Graxaim. Nem mesmo lembro dele com nitidez e até no nome fico na dúvida se era Guaraxaim ou Graxaim. E deveria, porque ele ficava no Mercado Público, ao lado do famoso Treviso. Lembro apenas que o nome estava numa daquelas antigas placas esmaltadas. Nem mesmo me recordo se funcionava de madrugada como seu vizinho, que fiasco! Pior é que você não acha quem diga "Sim, eu frequentava o Graxaim", então, não sabe o perfil da freguesia, mas ao que eu lembre era o Treviso do B.
Outro local misterioso era o Poodle Room, um night club pequeno. Não era para o meu bico, não tinha bala na agulha. Quem vem do bairro para o Centro Histórico pela avenida Cristóvão Colombo, o Poodle Room ficava à esquerda, no final do complexo da Brahma, hoje Shopping Total, uma construção antiga e pequena, não no nível da rua. A ironia é uma casa com nome de raça de cachorro ser habitado por gatas.
Quantas e quantas vezes eu quedava no bar Monte Blanco, localizado em frente, suspirando e imaginando como seria bom estar em ambiente à meia-luz, música discreta, cadeiras acolchoadas e formosas mulheres classudas com joias de verdade, perfume francês esvoaçando pelo ar. Coisa para granfino, justamente o que eu não era. Enquanto sonhava no Monte Blanco, lá vinha uma percanta quebrar o encanto.
- Paga uma Cuba, benhê?
Dependendo da minha conta corrente, até sentaria com uma mulher que gostava de rum com Coca Cola, mas não com a versão proletária, o Samba, cachaça com Coca. Como dizia o para-choque de caminhão, pra que orgulho se a terra come? Entrementes, o Blanquito me olhava com ar de pena.
- Alemãozinho, esquece. Não é pro teu bico.
O que mais poderia fazer um bancário pelado, contando as passagens de bonde, comendo (mal) na pensão da velha Eda e sem dinheiro até para uma refeição decente, salvo quando recebia o salário, dia 28? Então, eu ia para distritos eróticos alternativos, mas democráticos e benemerentes conforme as circunstâncias, mas eu queria mesmo era entrar no Poodle Room.
Aí passei a entender porque cachorro de rua ficava na calçada olhando as assadeiras de frango girando atrás de um vidro grosso e impenetrável.

Tudo pelo social

As duas visitas que a Dama do Tráfico fez a secretários do Ministério da Justiça têm que ser entendidas no seu contexto. Tanto que o governo fala em diálogo que, ao fazer um, parece o fim do mundo. Foi apenas um exercício de relações públicas com o crime organizado, ora bolas. Conversando a gente se entende. Porém...

...ai porém

Embora a Nasa e os astrônomos tenham descartado a presença de planetas habitáveis no Sistema Solar, ele tem que estar escondido por aí. E nele deve morar o governo Lula. Desmentir o indesmentível no caso da visita paga, e com diárias da Dama do Tráfico, é prova da sua existência.

Energia no mundo

Muito instrutiva a palestra do CEO do Thyssenkrupp Brasil, Paulo Alvarenga, na Câmara Brasil Alemanha. Uma das revelações foi que apenas 20% da energia usada no mundo é elétrica. Leia mais nesta edição.

Reforma Hospício

Essa reforma tributária é uma coisa tão louca, que os estados precisam aumentar o ICMS agora para não perder receita depois que ela vier. Seja como for, o governador Eduardo Leite (PSDB) está sendo crucificado pela proposta.

Viver para empobrecer

A brutalidade da diferença entre os vencimentos e aposentadorias de certas carreiras públicas leva à convocação que o assalariado comum paga à Previdência para ficar pobre.

Alarme geral

Assim como a Associação Comercial de São Paulo tem o painel Impostômetro, o Brasil inteiro deveria ter o corruptômetro. Não passa um dia sem que um escândalo envolvendo dinheiro público venha a lume, principalmente por quem deveria zelar por ele.

Subindo por onde desceu

A partir das 18h30min desta sexta começa a festa de Natal do Shopping Total, com a chegada do Papai Noel. São esperadas 18 mil pessoas para ver o bom velhinho chegar de helicóptero e descer a chaminé de rapel.

Gastos de Natal

O gasto médio, por pessoa, no Natal 2023, deverá ser de
R$ 671,47, aponta a pesquisa da Fecomércio-RS. Os clientes devem gastar, em média, R$ 165,25 em cada presente. Os itens preferidos são vestuário (58,2%), brinquedos (42,6%) e calçados (19,2%).

Miúdas

VOCÊS já notaram que o corretor de textos está ficando (mais) burro?
DEBATE por si só não influencia voto, o que influencia é o que falam do debate.
Cremers e OAB/RS promovem debate sobre novas regras de publicidade médica no dia 23 de novembro, às 18h30min.
TODA e qualquer pesquisa encomendada por partidos ou candidatos já nasce contaminada por osmose.

Aquele abraço

Ao povo de Presidente Lucena (não confundir com Porto Lucena) e ao prefeito Gilmar Führ. Vizinha de Ivoti, o nome vem de Henrique Pereira de Lucena, nomeado pelo Imperador D. Pedro II, presidente da Província do Rio Grande do Sul.