Os três efes

Por JC

pg3 tatuagem em Muçum
Nem todos gostam de se deixar tatuar com desenhos, parte gosta é de transmitir recados. É o caso desta mulher de Muçum, que deve ter sofrido muito com a inundação, talvez perdido tudo que tinha, como quase todo mundo na região. O que precisamos, mesmo fora das tragédias, é foco, força e fé.
 

As três tampinhas

Eu sou eu mais as minhas circunstâncias, escreveu o filósofo Ortega y Gasset. Às vezes, a circunstância pode ser uma tampinha de garrafa. São três episódios marcantes envolvendo essa pequena peça que hoje vale o que pesa por ser de alumínio, que não oxida e, por isso, pode ser armazenada a céu aberto. O primeiro episódio se deu nos anos 1970, envolvendo a Cervejaria Polar de Estrela e a Antárctica. O colunista Carlos Coelho escreveu no Informe Especial da ZH que a segunda tinha sido comprada pelo primeira.
Caiu o mundo, a Polar negou veementemente, o Coelho teve que se retratar. Dias depois, o colunista bebia uma cerveja e, em dado momento, viu que na parte interna da tampinha estava escrito "Fabricada pela Cervejaria Antárctica". Triunfante, ele reabriu a coluna e republicou com detalhes a nota. Desta vez ninguém desmentiu.
A segunda tampinha circunstancial se deu em Uruguaiana. O velho Tuxo, personagem folclórico da cidade, gostava de mostrar seus bíceps e, para provar sua força, esmagava a tampinha só com dois dedos da mão. A criançada ficava impressionada, ao que ele comentava.
- E é a mais forte que a companhia produz!

O terceiro episódio envolve a Pepsi-Cola de Porto Alegre no início dos anos 1960. A Coca-Cola dominava o mercado, mas o português Heitor Pires criou promoções que deixaram a Coca comendo poeira. Uma delas consistia em imprimir prêmios no fundo na tampinha, davam outra grátis, quantia em dinheiro e o prêmio maior, um Fusca. Só um foi sorteado. Aí vem a lenda: alguém apareceu com a tampa do fusca com detalhes microscópicos como cédulas da Casa da Moeda. Remédio era dar um segundo carro, até que um funcionário da Pepsi olhou o outro lado. Era uma tampinha da
Brahma.

Reforma do galinheiro

Lei boa é lei velha, dizia Oziris Silva, fundador da Embraer. Ele observava que, em boa parte, diplomas legais eram piores que os originários. Parece ser o caso da minirreforma eleitoral, ora em curso. Aumentaram a porta de entrada do galinheiro para a raposa entrar mais facilmente.
 

Capitalismo Consciente

No dia 20 de setembro, o Instituto Capitalismo Consciente Brasil promove o fórum brasileiro na Amcham Brasil Business Center, em São Paulo. A filial gaúcha do movimento será representada pelo diretor-executivo da Sicredi Pioneira, Solon Stahl.

O Combate do Ibirapuitã

O escritor Alcy Cheuiche abordará amanhã o tema "O Combate sobre a Ponte do rio Ibirapuitã na Revolução de 1923", em palestra no galpão da Casa do Alegrete, no Parque da Harmonia. Para forrar o estômago, haverá comida campeira completa.

Sirene de inundação

Até que não é má ideia. O deputado Capitão Martim (Republicanos) protocolou projeto instituindo o Sistema de Alerta Sonoro Contra Inundações (sirenes) em todo o território gaúcho. Problema: o custo.

Pobre, mas limpinha

O edital do Programa POA Prospecta, criado para viabilizar o uso das novas ferramentas de contratação trazidas pelo Marco Legal das Startups, foi publicado na edição de 11 de setembro do Diário Oficial de Porto Alegre. Foco: prospecção de soluções inovadoras para os serviços de limpeza urbana.

Aquele abraço

Harmonia surgiu no embalo da colonização alemã no Vale do Caí, que se iniciou por São José do Hortêncio em 1828, quatro anos depois da chegada dos primeiros imigrantes. Os harmonienses têm como prefeito Ernani Forneck. Em décadas passadas, se fabricava lá um queijo conhecido no mundo, mas desconhecido aqui, o Limburguês, ou Limburgo.

Miúdas

ESTRANHO. Antes da construção das ciclovias os taludes do Dilúvio não desmoronavam.
SAI em breve a portaria que permite compartilhamento dos postes por empresas de energia e comunicação.
ESPERA-SE que aqueles emaranhados que parecem baile de minhoca tenham um fim. Ou não.
DIANTE do defeito dos motores Pratt & Whitney dos Airbus A320neo, empresas buscam modelos anteriores.