{{channel}}
O relógio parado na Rua da Praia
Fundada em 1911, a International Business Machines começou com Herman Hollerith, de onde veio o termo holerite do contracheque, usando cartões perfurados. Depois, a IBM foi pioneira no computador. Nos anos 1950, a então gigante construiu o Edifício do Relógio, na esquina da Andradas com a rua da Ladeira, em cima pôs um grande relógio analógico, que parou de funcionar há mais de 50 anos.
O almoço do Sebastião
As reuniões-almoço da Câmara Brasil-Alemanha têm se caracterizado pelo grande interesse em ouvir o palestrante, que ontem foi
Dá pena, mas...
...ao abordar a questão dos moradores de rua que pedem comida, o prefeito Melo falou que dar comida para essa pobre gente os fixa cada vez mais na rua. Teria que haver uma rede para alimentá-las, lugares fixos. Problema: a resistência em abandonar o lugar.
Este é um drama antigo. Há muitas entidades em Porto Alegre que oferecem refeições boas e de graça, mas não é possível dar uma de garçom.
Carregadores de moringa
Ao analisar a reforma tributária e como ela está mal repartida, o prefeito Sebastião Melo disse uma grande verdade. No governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB, 1995-2002) foi criado um artifício chamado de contribuição, PIS, Cofins etc., mas esse vivo fica só para a União.
Prefeituras ficaram chupando o dedo e, ao longo do tempo, tiveram que bancar um sem número de obrigações. Os prefeitos são o último carregador de moringa do safári.
Troca-troca
Esclarecido o mistério das mudanças de empresa em algumas linhas de ônibus da Capital, como a T-5, que passou a ser explorada pela Via Leste. Trata-se de compensação por linhas recebidas. Além disso, a Carris perdeu muitos motoristas.
Não custa repetir que a empresa só se mantém em pé pela mesada que recebe da prefeitura - ops, dos contribuintes!
Moro onde não mora ninguém
Grandes cidades, grandes problemas. Em muitos países europeus, há um sentimento muito forte que já é repartido com moradores de grandes cidades brasileiras: cidade boa de se morar é cidade pequena.
Estranheza
Com os Três Poderes frequentemente sendo um só, narrativa por narrativa, a democracia brasileira também é uma. Convém avisar o presidente Lula. Aliás, esse amor pelo regime venezuelano expresso em reunião de presidentes latinos foi a típica bobagem pensada e não improvisada. Está no catecismo dele.
Súbita alegria
Nada a estranhar com o súbito aumento de fluxo de pessoas e carros. Ontem foi final de mês, vira o cartão, boa parte dos assalariados recebe entre hoje e o dia 5, todos ficam felizes. Provisoriamente.
Colapso estrutural
A página vai insistir sempre em uma grande realidade que teimamos em não exercer. A educação vai muito mal, é verdade, mas avança a passos gigantes para uma dolorosa marcha à ré: a cultura de não querer aprender vem antes da escola.
Ô abre alas...
...que a bergamota quer passar. Começou o desfile das variedades. A primeira a desfilar - já está na avenida - é a Caí, depois vem a Pareci e, por fim, a variedade Montenegrina. Quem fecha é a Morgote. Em desfiles do passado havia o carro alegórico da Montenegrina plantada no Uruguai, mas, de alguns anos para cá, tomou Doril.
Primeira presidente
Miriam da Costa Oliveira é a nova presidente da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina (ASRM). Tomou posse juntamente com os vice-presidentes Sérgio de Paula Ramos e Darcy Ribeiro Pinto Filho.
A cidade fotovoltaica
Sugestão para prefeitos de cidades grandes com grande população de baixa renda é fazer uma parceria com a iniciativa privada e empresas de energia fotovoltaica para financiar com juros subsidiados e instalar telhas solares em grande escala. Se não for possível, pelo menos placas para aquecer a água.
Aquele abraço
Ao povo, leitores, prefeito Favio Telles, secretariado e vereadores de Jaguarão, dos campos neutrais, lá embaixo do mapa do Rio Grande do Sul, vizinha da uruguaia Rio Branco e a meio caminho entre Porto Alegre e Montevidéu.