Palestra de Lewandowski...

Por

Acompanhado pelo presidente do TJRS, desembargador José Aquino Flôres de Camargo, o presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, palestrou em Passo Fundo durante a Semana de Ciências Criminais, na sexta-feira. Para desafogar o Judiciário, Lewandowski apontou a conciliação, mediação e arbitragem. O ministro enfatizou o fato de que tramitam 100 milhões de processos para um contingente total de 16,5 mil magistrados.

...com audiência exclusiva

Quem lucrou mais com o evento foi o presidente do TJRS. Em virtude do mau tempo que impediu o pouso do avião em que viajava, o presidente do STF e do CNJ pegou carona no carro do desembargador José Aquino de Camargo na viagem entre a Capital e Passo Fundo. O deslocamento, de aproximadamente quatro horas, foi uma superaudiência exclusiva com a qual todo magistrado brasileiros sonha.

Pepino pós-eleição
Não custa lembrar que o novo presidente vai ter que lidar com um pepino extra. Na mesma medida em que o PT e o PMDB tiveram respectivamente redução de 18,6% e 14% na Câmara dos Deputados, nada menos do que 28 partidos estão representados no Congresso. Lidar com meia dúzia já é complicado, imagina com 28.

Que país é este?

Tirando os autores do script e militantes mais engajados, é geral o entendimento de que nunca se viu campanha tão agressiva como esta de 2014. Provavelmente durante o transcorrer desta semana ainda veremos mais da mesma baixaria. É uma virulência jamais vista no Brasil contemporâneo. Não é de duvidar que alguém ainda dispare a famosa bala de prata, algum petardo escondido com um ás na manga.

Por falar em virulência...

...essas feridas de batalha não cicatrizam tão facilmente. Se infeccionarem, dá para dizer que a Bósnia é aqui.

Nem a favor...  

...nem contra, antes bem pelo contrário. O apoio do vice de Dilma ao candidato José Ivo Sartori, que apoia Aécio Neves, é apenas mais uma face dessa geleia geral em que se transformou o sistema eleitoral brasileiro. Michel Temmer faz o que o PMDB nacional sempre soube fazer: uma no cravo, outro na ferradura. Uma expressão popular define bem esse morde-assopra: vai que.

Potencial de tragédia

Há tempos a página insiste que a fiscalização de trânsito deveria pelo menos fazer algumas incertas em pontos onde ocorrem conflitos de trânsito com potencial para fazer vítimas entre os pedestres. Um desses pontos é a esquina da avenida Independência com a rua Garibaldi. A toda hora imprudentes que sobem a avenida fazem a conversão proibida à esquerda para descer a Garibaldi, quando o sinal está aberto para os pedestres. Ali precisa de um fiscal com caneta de carga extragrande.

MÁRCIO DE ALMEIDA BUENO/DIVULGAÇÃO/JC

Vinícolas a venda

O que sempre se ouve falar como verdade verdadeira é que o setor vinícola nunca teve tanto vento de popa como nos dias que correm. Pode até ser, mas há várias delas à venda. Há duas áreas em torno de 5 hectares no Vale dos Vinhedos, 60 ha em Farroupilha e também uma vinícola no mesmo município. É grande a valorização das terras nesta região.

Metro a metro

Este pequeno trecho na rua José Montaury está sendo restaurado — literalmente — metro a metro. Para verificar se as máquinas não podem prejudicar algum sítio arqueológico, a obra precisa parar a cada metro para que especialistas liberem ou não o metro seguinte. A arqueologia dita o ritmo nesta e em outras obras da cidade.

As cancelas da Fiergs

A propósito da nota sobre a demora na liberação das cancelas do estacionamento da Fiergs, o administrador da área, Wilson Teles de Lima, esclarece que por motivo de segurança o tíquete precisa ser conferido antes de abrir a cancela, pois sem controle poderia ocorrer que o veículo que está saindo não seja conduzido pelo seu proprietário.

Finais

  • SENAR-RS está levando a formação em identificador florestal por meio do Pronatec para alunos de vários municípios do Interior. 
  • TRIUNFO Concepa venceu o prêmio Aberje Região Sul em duas categorias. 
  • NORTON Luiz Lenhart foi homenageado pelo Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre.
Miúdas
  • RIO São Francisco seca e ameaça a agricultura de Minas Gerais. Seca também em Sergipe e parte do Paraná. É grave a crise.
  • INSTITUTOS de meteorologia nutrem esperança que a temporada de chuvas comece em novembro. Normal é a partir de janeiro.
  • GRAFITI argentino que até vale em outros países: “Não queremos realidades, queremos promessas”.
  • MEGA Sena deve pagar R$ 50 milhões. Mal e mal pagaria custos de campanha de 25 candidatos a deputado federal.