Azul em Capão

Por

Voar não é apenas para os pássaros. O paramotor, também conhecido como parafly, é considerado uma adaptação do parapente porque tem um propulsor, geralmente um motor de dois tempos. Um de quatro tempos o tornaria muito pesado. Permite decolar em praticamente qualquer lugar plano. Este piloto curtiu a primavera nos ares de Capão da Canoa.
 Ebola, o vírus temível...
O temor dos infectologistas é que em vez de perder virulência, o vírus Ebola a aumente. Isso significa que o vírus poderia ser transmitido não apenas pelo contato físico, mas também pelo ar. As vacinas que estão sendo pesquisadas são de dois grupos: um de cientistas ingleses, que já age há mais tempo, e outro do Exército dos Estados Unidos, por temer uma epidemia massiva nas suas tropas.
...que preocupa o mundo
Por isso eles se adiantaram e, mesmo com a vacina em testes, a aplicaram há um par de meses em dois missionários, que se salvaram da doença. O que não se sabe é se isso se deu pelo medicamento, pela vacina ou pela resistência dos dois infectados, já que a letalidade gira em torno de 50%. Segundo a OMS, até agora o Ebola atingiu 8.399 pessoas, com 4.033 mortes.
Sem resposta
A Famurs protocolou, no dia 30 de setembro, ofício na Casa Civil solicitando uma audiência com o governo do Estado para tratar de um pedido de auxílio emergencial aos municípios. Até agora não houve resposta. A Famurs considera que a melhor forma de o governo atender os prefeitos é, ao menos, ouvir as suas reivindicações. Um novo ofício será entregue hoje.
Moral em concordata I
Os escândalos recentes, como o da Petrobras, deixaram em segundo plano um dos flagelos brasileiros, a ocupação de cargos técnicos por políticos da situação. Veja-se o caso da ECT. Segundo o sindicato dos funcionários, das 27 diretorias, 18 têm algum tipo de vínculo com o partido do governo. Há casos semelhantes em abundância por onde quer que se olhe no universo da administração indireta.
Moral em concordata II
Aliás, é por isso que os partidos grudam como chiclete no governo, inclusive quando as ideologias se chocam frontalmente. O nome do jogo é um só: emprego. Se ele não for possível, uma boquinha serve. O espantoso, porém, não é isso. O espantoso é que se ache isso normal. Lembra o título de um filme brasileiro de 1959, baseado em peça de Abílio Pereira de Almeida. Tudo a ver.
O lado de lá
Comentário recente da página sobre a falta de capricho e relaxamento de atendentes em geral motivou leitor do Litoral a chamar a atenção sobre o que acontece do lado de lá do rio Mampituba. Não é o mesmo quadro do lado de cá, garante. Ele coletou comportamentos de atendentes em vários setores do comércio, incluindo shoppings. Ele estende o comentário ao atendimento nos serviços públicos.
Sem comentários
Do colunista Josias de Souza, da Folha de S. Paulo: se a prisão dos mensaleiros ensinou alguma coisa foi que a ética não pode ser ensinada a quem não quer aprender. Quem sai aos seus não endireita.
Finais
ASSOCIAÇÃO Riograndense de Propaganda prepara a Semana ARP de Comunicação 2014 distribuindo a revista Review 2013. Dia 17/Centro Social Pedro Leonardi, Restinga. RESPONSABILIDADE em proteger é tema central do I Congresso Nacional do Instituto Proteger, de 16 a 18 no Auditório do MP do RS.
Alguma dúvida?
Eleito deputado estadual pelo PMDB com 32.717 votos, Tiago Simon, 44 anos, dispensa maiores explicações quando sua foto é cotejada com o senador Pedro Simon. É um exemplo perfeito para uma definição antiga de parecença, “cara de um, focinho de outro”. Até o mesmo pender de pescoço eles têm em comum. Cabe a Tiago seguir a tradição do pai, coisa que só o tempo dirá.

AGÊNCIA EDISON CASTÊNCIO/DIVULGAÇÃO/JC

Miúdas
  • TUDO indica que teremos uma repetição do primeiro turno, um MMA turbinado. Do cocuruto para baixo, tudo é canela.
  • PARA alguns analistas, o “mata a esfola” cansou; para outros, ainda é a receita do sucesso.
  • MUITOS países ficariam felicíssimos com a medalha de bronze no mundial de vôlei. Nós choramos.
  • NUNCA se viu tanta “Nota de Esclarecimento” nos jornais como neste ano. A campeã é a Petrobras.
  • ANTES de “não saber” vem “deixar acontecer”. E se não for nem um, nem outro, quem está no comando, afinal?