Simone vai

Por

A candidata do PP ao Senado, Simone Leite, aqui com dirigentes da Fehosul e Sindihospa (hospitais), teve sua candidatura deferida pelo TRE, que não viu irregularidade pelo fato de ela não ter se desincompatibilizado de duas entidades empresariais, porque se tratam de associações civis mantidas com a contribuição de seus associados. Também não se exige o afastamento do cargo exercido em empresa ou pessoa jurídica que mantenha contato com o poder público, desde que não ocupe função de comando ou de direção.
Um ilustre desconhecido
Uma maravilha do engenho humano, a sonda espacial europeia Rosetta percorreu o espaço sideral por 10 longos anos até chegar ao lado do cometa P67/Churyomov-Guerasimenko, para onde enviará um robô para analisar sua composição, que iluminará as origens do universo. Uma façanha tão espantosa é notícia secundária, quando deveria alvoroçar principalmente os meios acadêmicos. Qual o quê. A briga do vizinho atrai muito mais atenção.
Enfim, nosso
Demanda de longo tempo do Vale do Taquari, o Porto de Estrela passa a ser administrado agora pelo governo do Estado (SPH). O convênio foi assinado nesta quinta-feira com o governo federal. Seria um mero repasse não fosse o detalhe que, há anos, o Porto de Estrela era controlado pela Companhia Docas do Maranhão. Do Maranhão, repetindo. Nem nos maiores delírios expansionistas os gaúchos pensaram em controlar um porto na terra do senador José Sarney (PMDB).
Aviso prévio
Ser professor em algumas regiões é viver perigosamente. Digamos a nossa Faixa de Gaza, área delimitada pelos aprendizes-estagiários do crime. Mas eles atemorizam os mestres como se fossem pós-graduados nesta área. Uma forma é perguntar ao professor, alto e claro, se o carro dele ou dela é da marca xis e cor tal estacionado em tal lugar. Da primeira vez esvaziam os pneus; da segunda...
Panelas térmicas
A empresa Riva, de Caxias do Sul, vai embarcar o primeiro contêiner que dá início a uma parceria exclusiva da empresa com um gigante da exigente rede gastronômica e hoteleira da Arábia Saudita, que não poupa dinheiro, mas quer qualidade. São panelas térmicas de até 40 cm de diâmetro, com fundo duplo e isolante térmico especial para manter a temperatura alta.
A hora do espanto...
O Dieese divulgou o cálculo do que deveria ser o valor do salário-mínimo em julho, considerando realmente só o mínimo para fazer frente a produtos e serviços básicos, como alimentação, moradia, saúde, educação etc. O valor chegou a R$ 2.947,00 para o mês, o mínimo do mínimo, puro e simples, sobrevivência com alguma dignidade.
...e de tirar o tubo
Não faz muito, órgãos governamentais atualizaram o ranking das camadas sócio-econômicas, qual o piso para estar incluído nas classes A, B, C, D e E. Pelo estudo, quem tem renda familiar de R$ 3 mil e uns quebrados é da B, ou seja, classe média. Como não ficaram vermelhos, a única explicação para este despautério é que, em vez de reais, o cálculo tenha sido feito em euros. 
Visita de ministro

ANDERSON ASTOR/DIVULGAÇÃO/JC
Os empresários Julio Mottin e Julio Mottin Neto – presidente e vice-presidente do Grupo Dimed – receberam quarta-feira a visita do ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias (c). O ministro, que cumpria agenda na Capital, aproveitou para conhecer as novas instalações da empresa, em Eldorado do Sul, um dos mais sofisticados e sustentáveis centros de distribuição do País.
Briga na Câmara
Ano passado, os vereadores da Capital Valter Nagelstein (PMDB) e Engenheiro Comassetto (PT) quase chegaram às vias de fato, entrevero que foi parar na Justiça. A colenda abriu outro processo, por quebra de ética (matéria aqui). O relator, escolhido por sorteio, fecha todas: Delegado Cleiton (PDT).
Finais
  • ASSOCIAÇÃO Brasileira de Alzheimer/Hospital Moinhos de Vento promovem dia 11/15h30min palestra sobre a alimentação nas fases do Alzheimer.
  • OSPA realiza concerto dia 16 na Igreja Evangélica Trindade de Ivoti.
  • SINDICATO dos Servidores da Justiça RS fará ações contra CCs de 18 a 23/Esquina Democrática.
  • SMAM esclarece que colocará fradinhos para impedir a invasão de carros na praça da rua Mathilde Trein Renner.
  • Miúdas
    • FELIZ aniversário: o Caderno Viver do Jornal do Comércio completa 18 anos de cara nova, com novo projeto gráfico.
    • REVITALIZAÇÃO do Shopping Rua Praia engrena mais uma etapa. Foi instalada a primeira das cinco novas escadas rolantes.
    • INVERNO pode não agradar a muitos, mas é bom para vários negócios, termômetros entre eles. A empresa Incoterm vendeu 60% a mais até agora.
    • PLACA nas obras da avenida Plínio Brasil Milano informa que o término das obras será no dia 27. Estão paralisadas.