Piscina cá...

Por

A primeira coisa que a molecada em situação de alagamento faz quando vê fotógrafos ou cinegrafistas é dar um bom mergulho na piscina artificial. Pura gabolice, com riscos. Isso vale até mesmo para a gurizada ribeirinha
dos rios e igarapés da Região Amazônica. Viu lente, viu a chance dos 15 segundos de fama.

...enxurrada lá

FLÁVIO DIFINI LEITE/DIVULGAÇÃO/JC

Entre uma perambulada e outra pelos Estados Unidos, o empresário Flávio Difini Leite flagrou esta cena na cidade turística de Key West, no Sul da Flórida. Se a caminhonete da foto não tivesse o letreiro em inglês, alguém poderia imaginar que se trata de uma cidade brasileira muito conhecida. Lá como cá, enchentes há.
Falta de memória I
Estão falando que as casas de bombas ao longo das avenidas Mauá e Castelo Branco são da década de 1940. Em primeiro lugar, a Castelo Branco não existia na época, primeira furada. Esses equipamentos, bem como o muro da Mauá, foram instalados no início da década de 1970, e as obras ficaram a cargo do extinto Departamento Nacional de Obras e Saneamento (DNOS), um órgão federal presidido na época pelo engenheiro Marcos Barth.
Falta de memória II
A sugestão para que elas fossem ali postas partiu de engenheiros alemães, que, em 1967 (!), já previam os futuros problemas da Região Metropolitana, inclusive o congestionamento da BR-116 e problemas de abastecimento de água na região. O relatório final previa até uma freeway ao longo do dique do Rio dos Sinos e uma elevada de seis pistas na Mauá, ao longo da qual ficariam os terminais dos ônibus urbanos de Porto Alegre.
À procura de um milagre I
Gaúcho que deu com os costados no litoral do Ceará pede socorro para resolver um problema com a Embratel. Segundo o leitor, a operadora colocou sua esposa no SPC por não ter efetuado o pagamento de um serviço, que ela não autorizou. Por causa disso, ele perdeu a venda de um apartamento que o casal estava negociando em Porto Alegre. Ele está ligando para o 0800 da Embratel desde junho passado sem obter nenhuma informação, idem no site da operadora. E pede um conselho.
À procura de um milagre II
Caro leitor: dada a reputação das operadoras de telefonia neste País, a página sugere uma oração forte para os prováveis futuros santos João XXIII e João Paulo II. Talvez esses dois pré-santos consigam um milagre, que os cacifará em grande estilo ao grau de santidade. Mas há controvérsias.
Faltou dizer
A cada tragédia como essa das Filipinas, com imagens mostrando a destruição total de aglomerados urbanos ou de cidades inteiras, a primeira abordagem da mídia sempre monta na sela do cavalo do aquecimento global e do efeito estufa. Quase nada se fala do abarrotamento do planeta, como nas Filipinas. Em apenas 13 anos, o país passou de 70 milhões para 93 milhões de habitantes. E o resto do mundo vai no mesmo trote.
TCE
Pelo menos uma vez por semana o Tribunal de Contas do Estado emite medida cautelar suspendendo o processo licitatório para contratação de empresa especializada em prestação de serviços de alguma ordem para as prefeituras. Ou o TCE está dando muita volta no parafuso, ou realmente só uma minoria sabe como parir um projeto impecável.
Rua apertada
A prefeitura abriu uma passagem bairro-Centro pela rua Gal. Couto de Magalhães, fazendo o desvio para entrar na Cristóvão Colombo pela rua Felicíssimo de Azevedo com mão única até ali. Depois, a Couto fica com duas mãos e com estacionamento permitido nos dois lados. Ou seja, só passa um carro por vez. Acontece o mesmo com a rua Germano Petersen, queixa-se um leitor.
Miúdas
  • PREFEITO de Ilópolis (RS), Olmir Rossi é o novo presidente da Associação Gaúcha de Municípios (AGM).
  • PANVEL promove descontos e ações especiais para lembrar o Dia Mundial de Combate ao Diabetes.
  • SALVADOR do Sul programa, de hoje até dia 17, a 10ª edição da Festa do Turismo (Festur).
  • LIVRO “Capital Humano – Vencendo a competição” será lançado dia 5/Cultura do Bourbon Country.