Alívio no Bom Fim

Por

Foi reaberto ontem pela manhã o corredor da avenida Osvaldo Aranha, que teve o pavimento reformado para o sistema de ônibus rápidos (BRT). Também foi liberado o fluxo na Protásio Alves, até a rua São Manoel, desafogando o trânsito no Bom Fim. Mesmo antes das 7h da manhã, a fila de ônibus na parada antes do HPS martirizava os motoristas. Bom, pelo menos estamos livres dessa. Aleluia.
Ministérios
A presidente Dilma Rousseff (PT) bem que poderia fazer uma reforma caseira, a começar enxugando os ministérios. Só tem uma correção quando se diz que o Brasil tem 39 ministérios: ele “só” tem 38 e meio. A pasta das Micro e Pequenas Empresas, comandada por Afif Domingos (PSD), é de meio expediente.
Tarso e os colunistas I
O governador Tarso Genro  (PT) reuniu-se novamente com colunistas no Palácio Piratini para avaliar os últimos acontecimentos. Falou-se muito sobre reforma política, plebiscito, voto em lista e respostas exigidas pela sociedade. Uma novidade por ele anunciada é a instalação de um canal de Justiça Restaurativa, já a partir de hoje.
Tarso e os colunistas II
O governador manteve sua posição sobre a Constituinte exclusiva e pensa que o plebiscito pode perfeitamente acontecer em novembro. Tarso acha que as manifestações vieram para ficar. Disse que o PT está muito “burocratizado” e pensa que o governo federal deveria acelerar as respostas exigidas pelas ruas.
Situação insustentável
O Rio Grande do Sul é um dos poucos que optou pela cobrança da Diferença de Alíquota para as micro e pequenas empresas optantes pelo Simples. Num empenho ferrenho contra essa cobrança, a CDL Porto Alegre entregou material com informações sobre a situação para o governador Tarso Genro, em recente congresso da Federasul. O presidente Gustavo Schifino enfatizou que “a bitributação chega a dobrar o imposto pago pelo pequeno e micro empresário”.
Memória viva

IRENO JARDIM/DIVULGAÇÃO/JC
Entre as atrações da Semana de Canoas, que hoje completa 74 anos de emancipação, aconteceu ontem o tradicional Baile da 3ª Idade, animado pelo primeiro DJ do Estado, Claudinho Pereira (e). Junto ao prefeito Jairo Jorge (PT) estão o Rei e a Rainha da 3ª idade da cidade, José Carlos Ferreira e Lurdes da Rosa, 80 anos, pessoas que vivem em Canoas antes de ela se tornar município de fato.
Limite de tolerância
É visível a tendência dos movimentos em atrair agremiações formais com temas específicos. A grande questão é se terão gás para se manter por mais tempo sem o desgaste natural e até na transformação de simpatia para antipatia, sem falar nos prejuízos materiais e a queda nas vendas do comércio. Hoje já fecha tudo mais cedo de novo, comércio, foro e serventias extrajudiciais.
Senar premiado
Os cursos à distância oferecidos aos produtores, trabalhadores rurais e suas famílias pelo Senar levaram a entidade à vitória na categoria Iniciativa de Sucesso, do prêmio Learning & Performance Brasil. O troféu foi recebido pelo assessor técnico do Departamento de Educação Profissional da entidade, Solon de Lucena Neto.
Miúdas
  • JÚLIO Mottin Neto, vice-presidente do Grupo Dimed/Panvel, palestra no Happy Hour Agas hoje/19h30min/Deville.
  • BRASILEIRA Valquíria Mendes é a nova diretora para o Brasil da Swiss. Apresentação hoje.
  • HOSPITAL Mãe de Deus promove, dia 4 de julho/19h, o evento Princípios em Bioética.