O estrategista

Por

O joão-de-barro, ave comum no Noroeste do Estado, empenha-se na construção do lar que abrigará a sua família. No interior de Tucunduva, um casal de joão-de-barro construiu seu ninho em um lugar não muito comum. “O joão-de-barro, desta vez, decidiu construir sua casa no chão. Nunca tinha visto algo parecido”, conta o engenheiro-agrônomo da Emater/RS-Ascar Jonas da Silveira, que registrou a cena. Para sinalizar e proteger o ninho construído em meio à estrada, pedras foram colocadas ao seu redor. Boa estratégia.
Vexame
Bola preta para a Câmara Federal. Democracia é relegar 3.059 vetos, alguns esperando há 12 anos, e não poder votar o principal deles em 2012? Em 2013, a presidente governará via medidas provisórias. Votação em cédula para cada veto, o que dá 24 metros de altura! Vexame.
Sobreviventes
Em um estado onde a temperatura tem uma queda de 20oC em menos de 24 horas, realmente fica difícil não concordar com Assis Brasil: “O Rio Grande do Sul não tem habitantes, tem sobreviventes do clima!”. Por aí também se entende por qual motivo temos tantas farmácias e surgem sempre mais, com a longevidade, o clima e o avanço da medicina.
Porto do verão
Evidentemente que Porto Alegre fica uma beleza no verão, com milhares de pessoas e automóveis a menos. Hoje, temos um veículo para cada dois habitantes da Capital. Grupo de jornalistas, publicitários e intelectuais criaram, há duas décadas, os adoradores de Porto Alegre no verão. Parece que os então rapazes estão ativos.
Enganação
Vamos deixar bem claro: moças curvilíneas sendo fotografadas em amassos quentes e que vão parar na internet, sem sutiã ou trocando de roupa na praia sabem muito bem – na maioria das vezes - que estão sendo vistas. O objetivo é ir para a internet e ser notada. Isso se transforma em capa de revistas, logo, dinheiro. Então, nada de beicinhos, revolta e processos. Salvo um ou outro caso, é tudo de mentirinha.
Morte à espreita
Inteligente a campanha da EPTC sobre os perigos de se morrer no trânsito. Seus agentes, caracterizados como a vida e a morte, estão nas ruas de Porto Alegre lembrando do uso do cinto, de não falar no celular ao volante e, principalmente, de não beber e dirigir. Toda a mídia está fazendo campanhas neste sentido, mas as mortes só aumentam. O que há, minha gente? Deu a louca no Rio Grande?

MARCO QUINTANA/JC

Esqueceram de Torres?
Aeroportos para a aviação regional, inclusive particulares, são a saída para a superlotação dos grandes aeroportos no Brasil. Mas, esqueceram de Torres? Tem bom uso, poderia ser ampliada a pista em mil metros e colocadas instalações de suporte. Esqueceram dele?
Fantasias aeroviárias
Sejam 800, 700 ou mesmo 100, o problema da aviação civil no Brasil continua isso mesmo, um problema. Ainda bem que agora se fala em aeródromos particulares. Em 1927, a Varig começou a aviação civil no Brasil ligando, com o hidroavião Atlântico, Porto Alegre a Pelotas. Pois, há décadas, não temos linha aérea entre a Capital e a Princesa do Sul...
A bola é mesmo de ouro

FRANCK FIFE/AFP/JC

O artista francês Michel Garault examina a bola de ouro da Fifa de 2012, na Joalheria Mellerio, em Paris. Fundado em 1613, o estabelecimento é o mais antigo no ramo e faz a Bola de Ouro desde 1956, conhecida como o “Oscar do futebol mundial”. Jornalistas franceses tiveram a ideia da escolha do melhor futebolista em 1956, e a Fifa adotou o prêmio em 1991. Este ano, será a “mesmice” do Messi?
Manchetes de 2013 (II)
4) Dados oficiais: morreram, com as novas leis do Código Brasileiro de Trânsito, menos 10 pessoas neste ano. Foram “apenas” 144 vítimas fatais no Estado...
5) Governos em geral: temos que investir na educação e faremos de tudo para aplicar mais verbas no setor.
6) Nota da entidade, após assembleia: o Cpers tem indicativo de greve para que o magistério receba o piso nacional estipulado por lei.
7) Dirigentes da dupla: Grêmio e Internacional têm que levantar a cabeça e pensar no campeonato regional. O Brasileirão e a Copa Libertadores estão difíceis em 2013.
Reforço na CDL
A CDL Porto Alegre terá Adelino Colombo em 2013. Com 65 anos de experiência no ramo, é o mais novo integrante do grupo de empresários que atua na entidade. O convite partiu do presidente da CDL Porto Alegre, Gustavo Schifino.