Consciência do Autismo

Por

Teve início domingo com uma caminhada na Redenção a Semana de Conscientização do Autismo, data marcada pela ONU em 2007. Entre tantas outras ações para chamar a atenção da população, o prédio da Assembleia Legislativa também ostenta uma iluminação especial em azul que remete ao tema.
Pioneiros estrangeiros
É impressionante o número de empresas e empresários que tocam sós ou em parcerias projetos de energia eólica no Estado. Se alguém disse há alguns anos que isso ocorreria seria chamado de maluco. Os alemães e espanhóis do parque eólico de Osório foram os pioneiros. Então é a velha história, precisa alguém de fora chamar atenção para um negócio promissor.
Visita institucional
O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no RS, Ivan Sérgio Camargo dos Santos, foi recebido pelo procurador-geral do Estado, Carlos Henrique Kaipper. Os procuradores discutiram ações conjuntas na área de Direitos Humanos e igualdade e a criação da Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo.
Enxugamento aéreo
Semana passada a página publicou nota com o título de “Tem boi na linha aérea”, referindo-se ao prejuízo de mais de R$ 710 milhões e consequente enxugamento do quadro de funcionários da Gol. Infelizmente a confirmação está vindo a galope. Ontem a companhia aérea demitiu 131 tripulantes. A grande pergunta é se essas medidas serão suficientes. Pagando 40% de impostos, nenhuma empresa área pode ser longeva.
O não da Ajuris I
Foi duro e direto o recado via ofício do presidente da Ajuris, Pio Giovani Dresch, ao presidente da Comissão de Serviços Públicos da Assembleia, deputado Luis Fernando Schmidt (PT). No comunicado, a Ajuris informa que a entidade não comparecerá à audiência pública marcada para esta quinta-feira que questionará a Parcela Autônoma de Equivalência.
O não da Ajuris II
A entidade denuncia a intenção do proponente da matéria, deputado Jeferson Fernandes (PT), de fazer uso político da audiência: “Fica claro que seu propósito não é o de fazer uma discussão séria sobre a questão, mas o de construir mais um palco para suas diatribes”, e que o convite “nada mais é que uma encenação (...) para melhor dar a aparência de seriedade a um jogo já jogado”.
Chance para o azar
Boa parte, talvez a maior parte dos ciclistas, toma os devidos cuidados, mas há uma parte deles que está dando muita chance para o azar. Não é incomum observar bicicletas sem nenhum tipo de iluminação à noite e trafegando na contramão e sem respeitar sinaleiras. Sábado à noite um deles sem luz alguma trafegava contramão na pista da esquerda, embicando para a 24 de Outubro, justo na curva e caminho natural dos carros.
Gregos e troianos
O feriadão da Semana Santa traz à baila novamente as queixas dos setores produtivos que criticam o excessivo número de feriados e feriadões no Brasil. Neste ano são 12, a maioria em terças, quintas e sextas-feiras. Apenas o 1 de janeiro foi em um domingo e o de Tiradentes, 21 de abril, será em um sábado. Já o negócio turismo gosta muito de feriados.
De banco a clube

PAULO PRUSS/DIVULGAÇÃO/JC

Na semana passada a página publicou reprodução de certificados de ações do Banco Pelotense, instituição que viveu dias de glória até ser aniquilada por uma corrida bancária em 1930, induzida pelos famosos interésses, do qual faziam parte figurões políticos. O Pelotense caprichava nos prédios das suas agências, que adentravam o Paraná. A sede em Pelotas hoje abriga o Clube Comercial e é sem dúvida uma beleza de prédio.
Seca na água
A seca que assolou o Rio Grande do Sul causou estragos até embaixo d’água. A Emater/RS/Ascar informa que o Estado deverá comercializar aproximadamente duas mil toneladas de pescado, uma redução de 12% de peixes de rio ou criatório em relação ao ano passado.
Voto aos 16
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, desembargador Marco Aurélio dos Santos Caminha, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Postal, e o presidente da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão, Alexandre Gadret, lançam dia 9 a campanha “16 Anos: Uma Idade Inesquecível”, destinada ao alistamento de jovens eleitores.
Miúdas
  • CAMPEONATO de Saltos do Comando Militar do Sul será de 13 a 15 na Coudelaria e Campo de Instrução de Rincão, São Borja.
  • SIMECAN de Canoas e Nova Santa Rita, com o apoio do Sebrae/RS, estará pelo 10º ano consecutivo na Feira Industrial de Hannover.
  • PROJETO Pescar Unicred Porto Alegre/Rede Social Marista capacita jovens para programas Word/Excel/Power Point.
  • GRUPO Bandeirantes de Comunicação RS será empresa madrinha do Curso de Jornalismo da ESPM.
  • ASSOCIAÇÃO dos Cegos (Acergs) está no Estande de Responsabilidade Social do Praia de Belas.