O rio do chuveiro

Por

Apesar da abundância de água que circunda Porto Alegre, estas crianças se refrescavam nos chuveiros do Dmae na praia de Ipanema. A brincadeira seria muito mais divertida e os meninos não precisariam estar disputando tanto o espaço caso o Guaíba fosse limpo. Mas isso dependerá da limpeza de todos os afluentes e dos esgotos, industriais e residenciais.
Raios que partem
Em dias como estes instáveis, a Brigada Militar monitora a incidência de descargas elétricas no Litoral, e em caso de risco tem orientado os veranistas a não permanecer na orla durante a chuva. A intensidade típica de um raio é de 30 mil amperes, cerca de mil vezes a de um chuveiro elétrico. A cada 50 mortes por raio no mundo, uma é no Brasil. São 130 mortes e mais de 200 feridos por ano.
Aí tem...
Os homens-sanduíche e outros do “compro ouro” andam ativos como nunca nos últimos dias. Eles sempre foram termômetro para observadores mais argutos – quando são muitos, o metal tende a subir, quando minguam é o contrário. Além de número maior que o normal, eles gritavam mais que o normal. Aí tem...
Os degustadores
O secretário Luiz Fernando Mainardi, da Agricultura, e os deputados Aloísio Classmann (PTB), Elton Weber (Fetag), Ernani Polo (PP) visitaram um condomínio rural na Galícia, Espanha, onde toda a produção é agroecológica. Como são todos ligados no setor primário, na volta, eles terão um bocado de trabalho com a seca e a Doux Frangosul, entre outros abacaxis e pepinos.
Indenização aos veranistas
Veranista de Tramandaí há 30 anos, o vereador Elói Guimarães (PTB) acha que a pesada multa que a Transpetro deverá pagar pelo vazamento de petróleo deveria servir como “mecanismo indenizatório a todos aqueles que estão perdendo financeiramente, pois alugaram casas, reservaram hotéis e agora não podem usufruir”.
Liberou geral
Mais um entrave da revitalização do Cais Mauá é retirado. A Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) recebeu do Departamento de Polícia Metropolitana as chaves do armazém C-2, área de 1,6 mil metros quadrados que era utilizada pelo departamento como depósito de máquinas caça-níqueis apreendidas pela polícia. Com mais este, já são 13 os armazéns liberados.
Queixa de leitor
“Recentemente meus filhos de 10 e oito anos foram convidados por um amigo para brincar em uma quadra de paint ball. Fiquei impressionado com a falta de equipamentos de segurança adequados e a violência das balas de tinta”. Ele pergunta se estes locais têm alguma fiscalização. Na dúvida, caro leitor, melhor é não levar crianças para locais assim.
Chance para o azar I
O derramamento de petróleo em Tramandaí não foi o primeiro e provavelmente não será o último. Na década de 1970 era comum que veranistas pisassem em bolas de petróleo na areia, só que a questão ambiental não era tão forte como hoje. Em todo o caso, sempre botamos tranca de ferro depois da casa arrombada. Vem medidas de prevenção e mudanças nas leis, mas a fiscalização acaba sendo mínima ou até inexistente.
Chance para o azar II
Nos anos 1970, dois incêndios com centenas de mortos nos edifícios Andraus e Joelma, em São Paulo, levaram à adoção de legislações anti-incêndio mais rígidas, mas que aos poucos foram sendo relaxadas. Quando o barco Bateau Mouche afundou na Baía da Guanabara, nos anos 1980, deu-se o mesmo, idem com o desabamento de um prédio em Capão da Canoa ano passado. A verdade é que nós damos muita chance para o azar neste País.
Voar, voar
A Gol está voando 78 vezes por semana para Buenos Aires, que do ponto de vista de um veterano comandante internacional deve ser um recorde. Só este dado demonstra sem maiores adendos como se voa cada vez mais neste país.
De olho na urna
Entre as várias atividades de que participou no Fórum Social Temático, o deputado Adão Villaverde manteve encontro com a ex-ministra Marina Silva. Além do apreço mútuo, ambos conversaram sobre questões ambientais. Como a ex-senadora pretende voltar ao Congresso Nacional e Villaverde vai disputar a prefeitura de Porto Alegre, os dois políticos são colegas em esperança.
Miúdas
  • CAIXA de Assistência dos Advogados/Porto Alegre Clínicas promoveram sábado em Capão da Canoa o Projeto Verão.
  • LIBERADO a partir de hoje o uso dos cartões TRI dos ônibus de Porto Alegre e SIM do Trensurb nos ônibus de São Leopoldo.
  • FESTA do Figo de Nova Petrópolis será dias 11 e 12 de fevereiro na Sociedade Linha Brasil.
  • GRUPO alemão Talanx (HDI Seguros no Brasil) comprou a companhia de seguros polonesa Tuir Warta por € 770 milhões.