Pequenas centrais...

Por

A seca já afeta as duas pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) da Certel, no rio Forqueta (São José do Herval e Putinga) e no arroio Boa Vista (Estrela). O diretor de geração de energia da Certel, Júlio Cesar Salecker, informa que a geração de energia está em 10% da capacidade total. As PCH’s têm o apoio das grandes usinas hidrelétricas – como Itaipu (Paraná) e Tucuruí (Pará).
Roteiro presidencial
O helicóptero que vai transportar a presidente Dilma Rousseff, dia 23, vai descer em frente ao armazém da CESA, bem próximo onde estão carcaças dos navios. A aeronave de asas rotativas ia descer na área do terminal dos catamarãs, mas o pessoal precursor achou que incomodaria os passageiros habituais. Depois das cerimônias de “habite-se” do Cais do Porto, o helicóptero levando Dilma vai pousar no gramado suplementar do Beira-Rio.
Firma desconhecida
Reconhecimento de firma para transferência de pontos na CNH está deixando em polvorosa, de novo, pessoal das locadoras. O cara aluga, viaja, leva multa. A multa chega um mês depois e a locadora tem que pagar. E o dono do carro levará os pontos, se não tiver firma reconhecida na declaração de quem alugou, que pode bem ser alguém do exterior, Norte ou Nordeste.
Bandeira 13
Depois dos secretários de Estado, os taxistas de Porto Alegre também reivindicam um 13º salário inspirados justamente por eles. Em 2008 a Câmara dos Vereadores chegou a ensaiar diploma legal neste sentido que viria com o uso da bandeira 2 em dezembro. O Sintáxi volta à carga. A diferença nas bandeiras 1 e 2 é de 30% no valor do quilômetro rodado. “Será que este valor pesaria tanto no bolso do passageiro?” - questiona o Sintáxi. Resposta: sim.
Preocupação na Serra
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adão Villaverde, reuniu-se  com o deputado federal Danrlei de Jesus (PSD). Entre um papo e outro sobre a seca, Danrlei manifestou sua preocupação com a possibilidade de o STF conceder liminar que interrompa o processo emancipatório de Pinto Bandeira. Se acolhida, a Adin 4.711 pode contestar a independência administrativa de outros 29 municípios.
Alerta do Procon
O Procon Porto Alegre alerta os consumidores que adquiriram aparelhos iPhone de última geração a exigirem, em caso de defeito, um novo aparelho telefônico. “Não há no Brasil a assistência técnica do fabricante e, sem possibilidade de reparo do bem, a troca deve ser feita de imediato”, destaca o diretor-executivo do Procon, Omar Ferri Júnior.
Fatura de um centavo
De um leitor: “Depois de um ano com o cartão Amex que me foi vendido pelo Banco do Brasil, fui obrigado a desistir. Afora o fato de ser pouco aceito, o indigitado cartão não permite o pagamento nos terminais do BB sem a fatura, tal como os demais. Paguei a última fatura e para minha surpresa recebi mais uma fatura com exato R$ 0,01! Parece que fizeram isso só para me obrigar a ir mais uma vez ao terminal BB, com a fatura e pagar um centavo”.
...grandes problemas
Quando a vazão é pequena, o Operador Nacional do Sistema Elétrico aumenta a geração nas usinas grandes e aciona as termelétricas. Em último caso, restringe carga. A média mensal de precipitações precisa voltar à média normal, entre 120mm e 170mm/mês, mas Júlio ressalta que, se chover uma média de 15mm/semana, o problema ameniza. Falta é São Pedro fazer a sua parte.
A feira das frutas
Até o final do mês de janeiro os produtores de Porto Alegre estão vendendo melões, ameixas, figos e uvas no Largo Glênio Peres. A venda acontece no local das 8h às 20h. É o primeiro ano em que foram vendidos na festa os figos cultivados em Porto Alegre, em razão do aumento de produção, que deve chegar a 60 toneladas.
Cafezinho da constituinte

Uma espécie de preferência nacional no Centro Histórico da Capital, juntamente com o Haiti, a cafeteria A Brasileira, na rua Uruguai, recebeu a visita do prefeito em exercício Mauro Zacher e da secretário Ana Pellini, do Gabinete de Articulação Institucional. A conversa girou em torno das mudanças na legislação do Código de Posturas, chamada pelo alcaide interino de “Constituinte do Cotidiano”.RICARDO GIUSTI/DIVULGAÇÃO/JC
Coisa de terrorista
De verdade ou não, alarme falso ou verdadeiro, Porto Alegre tem registrado casos demais de ameaças de bombas como ontem, que complicou a vida de toda a Cidade Baixa e Azenha.
Míudas
  • PRESIDENTE do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch apresenta dia 14/10h pojetos e perspectivas da entidade para 2012.
  • SINDIFISCO/Instituto Justiça Fiscal estarão com oficinas e palestras no Fórum Social Mundial.
  • MORADORES do Asilo Padre Cacique conhecerão amanhã no Planetário o programa Planeta Azul produzido pela Ufrgs.
  • PAULO Geremia, do restaurante Casa DiPaolo de Garbibaldi, recebe hoje o chef francês Claude Troisgrois.