Fila do lixo

Por

Quando foram instalados os contêineres de lixo reciclável, o assunto rendeu capa dos jornais por várias semanas, até que a população se acostumou com a novidade. E se houve protestos iniciais, imagine-se a reclamação se fosse como a cidade de Verona, na Itália, que coloca um contêiner para cada tipo de detrito. O comunicador Henrique Raiz­ler, do programa Mapa Mundi, conta que os italianos são muito disciplinados na sua utilização.
O engano da prestação
Quando compram um carro, boa parte dos consumidores pratica o “me engana que eu gosto”, deixando de calcular custos fixos como impostos, seguro e variáveis como combustível, entre outros. Segundo Reinaldo Domingos, autor do livro “Livre-se das Dívidas” (Editora DSOP), estas despesas mensais dão uma média mensal entre 3% e 4% do valor do carro. Significa que um automóvel de R$ 25 mil custará mensalmente ao seu dono uma média de R$ 875,00.
Começa assim
Duas mulheres estiveram ontem de manhã na Câmara de Vereadores de Portão procurando falar com qualquer vereador que estivesse na Casa. Quando viram o presidente vereador Silvio Luiz Soares, desferiram a “solicitação”: exigiam vales-transporte. Soares explicou que a Câmara não tem a atribuição de distribuí-los. Diante da negativa, as mulheres não titubearam: “Neste ano tem eleição e tu vai ver o teu!” Começa assim.
Sacrifício extremo
Occupy the Wardrobe é um blog criado por cinco blogueiras (quatro gaúchas) e ganha o mundo com uma missão: não comprar nada caro, roupas de grife nem pensar, embora tenham bala para isso. Se isso já é difícil, para este 2012 as meninas se comprometeram a algo radical: ficar o ano inteiro sem comprar roupas. Isso exige muita, mas muita força de vontade, convenhamos. Elas estão no www.occupythewardrobe.com/.
Sinal dos tempos
Veranista de Imbé que mora em Porto Alegre saiu de casa às 17h do domingo de Ano-Novo, dia 1 de janeiro. Levou 1h40min só para chegar à freeway e mais 2h15min até a Capital. Convicto de que cometeu um ligeiro erro logístico, domingo passado malandramente saiu de Imbé às 21h. Levou exatamente o mesmo para fazer o mesmo trajeto.
Elogio à Brigada
“Quero fazer um elogio à Brigada Militar aqui de Capão Novo, cujos PMs são zelosos e cuidadosos com farras de carros com alto-falantes, festeiros em residência mal-educados que não respeitam os outros. É só chamar que eles em cinco minutos estão no local repreendendo o mal-educado e acabando com a farra”.
Para inglês ver I
O professor e economista Fernando Ferrari Filho está na Universidade de Cambridge, Inglaterra, como professor visitante do Departament of Land Economy. Conversando com acadêmicos e observando o comportamento da população, conta Ferrari, constata-se que a situação econômica do Reino Unido não é das mais confortáveis.
Para inglês ver II
Ferrari observa que, mesmo com os estímulos fiscais para o setor privado, que acabaram ocasionando sérios desequilíbrios fiscais, e da redução da taxa de juros para o menor nível observado nas últimas décadas, 0,5% ao ano, a economia não parece reagir. E não há, por parte dos agentes econômicos, um ambiente de confiança sobre o futuro da economia.
Culpa do sol
Entrevistado pelo Jornal Gente da rádio Band, o professor e meteorologista Luiz Carlos Molion, da Universidade Federal  de Alagoas, disse estar convicto de que as mudanças climáticas nada têm a ver com a ação humana em escala global. Muda o clima local, falou Molion, mas não o total. “As mudanças são causadas pela atividade solar”. O professor alagoano não está sozinho nesta opinião. Cientistas de renome têm a mesma certeza.
Por falar em sol...
...a meteorologia informa que a onda de calor vai até amanhã. Convenhamos, para os urbanos que não são chegados em altas temperaturas este verão tem sido muito camarada. Muita gente nem mesmo acionou o ar-condicionado de noite, principalmente os que moram em prédios. Também vem ajudando o fato de a umidade do ar estar baixa.
Martim Pescador

O ecologista Henrique Prieto assume hoje a presidência do Instituto Martim Pescador, de São Leopoldo, que ele idealizou há nove anos. Tem como principal missão a preservação da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos. Uma das iniciativas são os passeios ecológicos feitos pelo barco Martim Pescador, um  catamarã, de 16 metros de comprimento, que navega entre São Leopoldo e Porto Alegre. Mais de 200 mil pessoas já foram transportadas.INSTITUTO MARTIM PESCADOR/DIVULGAÇÃO/JC
Miúdas
  • ASSOCIAÇÃO dos Fiscais de Tributos Estaduais RS (Afisvec) completa hoje 60 anos de existência.
  • MORYA, a mais nova agência do grupo ABC, anuncia novos planos para o Sul hoje/12h30min/Marquês do Pombal 128.
    • CERIMÔNIA de entrega do Prêmio Joaquim Felizardo acontecerá no dia 17/20h/Teatro Renascença.
    • CAMPANHA via Facebook da Agência Purple para a Bella Gula resultou em 70 mil publicações visualizadas em 25 dias.