A galocha salvadora

Por

Assim que chegou na pista central da Expointer para entregar o prêmio e colocar a roseta no Grande Campeão da raça angus, o governador Tarso Genro lamentou que não tivesse vindo de botas. Ao ouvir isso, o presidente da Federasul, José Paulo Cairoli, prontamente ofereceu suas galochas – importadas, de grife - para Tarso. Certamente Cairoli deve ter galochas estepe. O fato bem mostra o clima distensionado desta Expointer.
Eleição no MPT
Os procuradores do Trabalho Ivan Sérgio Camargo dos Santos e Paulo Joarês Vieira concorrerão ao cargo de procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT-RS). A eleição está marcada para o dia 14 de setembro, das 10h às 17h, na rua Ramiro Barcelos, 104, bairro Floresta, Porto Alegre. O colégio eleitoral é formado pelos 58 membros lotados nas nove unidades gaúchas.
Economia da criatividade
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, está apoiando 17 editoras gaúchas que participam da 15ª Feira Internacional do Livro do Rio de Janeiro, de 1 a 11 de setembro, dentro das atividades da Bienal do Livro. A ideia, conforme o secretário da SDPI, Mauro Knijnik, é fomentar a inserção competitiva das empresas gaúchas no mercado nacional e internacional.
Perigo, perigo...
Eles foram colocados para amparar as palmeiras da avenida Júlio de Castilhos, no Centro Histórico, durante o crescimento. Mas hoje, com as árvores maiores, muitos dos esteios de ferro do estreito canteiro da via estão tortos e soltos, alguns presos apenas ao chão, um perigo para pedestres e sujeitos a cair na rua ou sobre os carros em caso de ventos mais fortes. Um foi serrado e sua base, como um pequeno toco de madeira, porém, de ferro, virou armadilha para pedestres desatentos.
Piada de brasileiro
Essa é para humilhar: para criar e registrar uma nova empresa, o governo de Portugal desenvolveu um mecanismo chamado Simples, que realmente faz jus ao nome; o processo leva 47 minutos. Tem mais. Os portugueses criaram o primeiro computador portátil concebido especialmente para crianças, o Magalhães, ultrarresistente e com controle de segurança no acesso à internet. Entre outros países, adivinhem para quem também é exportado?
Preocupação de leitor
Leitor recebeu em casa uma correspondência do Itaú informando-o que seu seguro fora cancelado por falta de pagamento. Perplexo, porque não tem e nunca teve conta na instituição. Ligou para o 0800 do banco e a atendente conferiu os dados – CEP, nome, rua, bairro etc. – e prometeu uma resposta em cinco dias úteis. Leva-se tanto tempo para dar uma varrida no computador? Enquanto isso ele fica estressado pensando que alguém está a preparar alguma vigarice.
Ministro no trem
Cumprindo extensa agenda no Rio Grande do Sul, o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, foi de Trensurb ao almoço do Prêmio Melhores da Terra, do Grupo Gerdau, em Sapucaia. Não foi demagogia porque ele teve o cuidado de não avisar antes a imprensa. Além do mais, Mendes foi racional - vai-se mais rápido de metrô do que de carro na BR-116 até onde a vista alcança.
Por falar em prêmios...
...até agora nenhum comunicador ou locutor trocou as bolas falando cruzetas no ar em vez de rosetas utilizadas nas premiações. Se não chega a ser um milagre, passa raspando.
Poço seco
Enquanto se discute à exaustão quem vai ficar com os royaltes do pré-sal, que nem mesmo estamos explorando comercialmente, importamos gasolina e até álcool. E dos Estados Unidos! Nada ilustra melhor a falta de planejamento neste País do que este quadro.
Queixa de leitor
Morador do bairro Petrópolis se diz indignado com a NET. Assinante que tem o pacote/combo tevê HD, internet e telefone, está há duas semanas furioso pelas irritantes e frequentes interrupções na imagem da televisão. Já ligou duas vezes e ouve sempre que a operadora está fazendo a manutenção da internet no bairro e que não há previsão de quando o trabalho será concluído.
Miúdas
  • LEDUR, o Paulo Flávio, lança dia 6/19h/Saraiva Iguatemi a Agenda Gramatical – A Nova Ortografia.
  • EXPOMARAU 2011 será lançada hoje/13h na Assembleia Legislativa. A feira de Marau já está na 12ª edição.
  • MÉDICA Mariangela Badalotti e psicóloga Débora Farinati (Fertilitat) participam dias 2 e 3/União da Jornada do ESIPP.
  • CASTELLI Escola Superior de Hotelaria lança amanhã/Febrachoco a Escola de Chocolataria da instituição.