Torres no Eucaliptos

Por

Templo do futebol gaúcho e único estádio a receber uma partida durante a Copa do Mundo de 1950, o estádio dos Eucaliptos vai dar lugar a um empreendimento de alto padrão da Melnick Even – sete torres numa área de 22 mil m2. Mas a memória do estádio será perenizada. Por isso, a entrega dos convites para o lançamento, que ocorre nesta quinta-feira, foi realizada por uma dupla de “jogadores”, Jonathas Moraes e Fernanda Worm. Outro jogo também foi lembrado pelo responsável pela ação. Rogério Bittencourt deu ao convite a forma de um tangram, um quebra-cabeça de origem chinesa para ser montado pelos convidados.
Uma fórmula perigosa I
Ambas as casas do Congresso discutem a reforma política, com alguns pontos já adiantados, como o voto em lista. Quando nos idos dos anos 1970 o presidente Ernesto Geisel pensou em reforma política, comentava-se que ele preferia o voto distrital misto, o chamado sistema alemão. De lá para cá a discussão focou o voto em lista com políticos acima de qualquer suspeita se dividindo sobre a conveniência ou não do modelo.
Uma fórmula perigosa II
O problema dos tempos modernos brasileiros não é o voto em lista, voto distrital misto ou não ou qualquer outra alteração mais substancial no sistema político-partidário do País. O óbvio ululante de Nelson Rodrigues é que o xis do problema não é o sistema, mas as pessoas que o dominam. Voto em lista com a atual safra de políticos e suas legendas é uma temeridade. Ah! Mas funciona na Europa. Precisamente – funciona LÁ.
Lei da embalagem
Os vereadores da Capital deverão votar amanhã o projeto do vereador Nilo Santos (PTB) que obriga os hipermercados, supermercados e similares a fornecerem embalagens para o serviço de empacotamento das mercadorias compradas no estabelecimento. Ficam excluídas dessa obrigatoriedade as lojas de pequeno porte que tenham até quatro caixas. O problema é que conceito de embalagem é amplo.
O velho glamour
O encontro Prato do Dia do PMDB da Capital, coordenado por José Fogaça, rapidamente vem sendo uma referência. O Clube do Comércio lotou ontem com a palestra do empresário Jorge Gerdau Johannpeter (matérias nesta edição). O Prato do Dia foi criado pelo diretório municipal a partir de uma ideia do vereador Sebastião Melo. A promoção com Gerdau retomou o antigo glamour do Salão dos Espelhos do Clube do Comércio recentemente reformado.
O mandiocão

Aconteceu domingo passado o Festival da Mandioca na Ressaca Buriti, nas Missões. Políticos e agricultores pegaram a raiz de mais de metro – literalmente – juntamente com o prefeito de Santo Ângelo, Eduardo Loureiro, que vem incentivando produtores rurais a  criar alternativas em diversas culturas para agregar renda.Foto:Fernando Gomes/divulgação/JC
Cidade vigiada
Brasília tem cerca de 250 mil câmeras de vigilância instaladas, o que significa uma câmera para 10 habitantes. Os dados são da Associação Brasileira das Empresas de Sistema Eletrônico de Segurança (Abese). Para conter os crimes que vêm ocorrendo na cidade – tem muito ladrão - o governo do Distrito Federal investe massivamente nestes equipamentos.
Agora vai
A prefeitura de São Leopoldo entrega hoje às 14h a licença ambiental para a empresa sul-coreana HT Micron, no Parque Tecnológico Unisinos. A fábrica poderá iniciar os trabalhos de terraplenagem e construção do prédio. O investimento pode chegar a US$ 400 milhões. A HT Micron é uma joint venture formada pela sul-coreana Hana Micron e pela gaúcha Altus.
Síndrome do pânico
Compreende-se perfeitamente que o Palácio do Planalto envie mensagens tranquilizadoras sobre as repercussões do terremoto financeiro mundial, mas em algum momento a presidente Dilma Rousseff terá que se dirigir ao povo em cadeia nacional de rádio e televisão. Não tão cedo que pareça ansiedade, mas também não tão tarde que pareça faísca atrasada. Porque o bicho vai pegar mesmo.
Por outro lado...
...em junho, a agência de classificação de risco Moody’s Investors Service melhorou a nota do Brasil de Baa3 para Baa2, “com perspectiva positiva”. Estamos longe do triplo até do B maiúsculo, o que dirá do A – 16 países têm agora o rating AAA -, mas decididamente inspiramos confiança nos investidores. Imagine se tivéssemos AA como os Estados Unidos. É como um aluno que sempre tira 10 receber um 9.
Miúdas
  • ADVOGADO Antônio Augusto Mayer dos Santos recebe hoje/19h o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre.
  • FUNDAÇÃO Municipal de Artes de Montenegro/Sesc promovem em outubro o Salão Fundarte de Arte 10x10.
  • LUIZ Fernando Oderich, da ONG Brasil Sem Grades lança dia 17 livro baseado no projeto “Pai? Presente!”
  • EPTC começou a distribuição de 7,5 mil guias de informações aos usuários de transporte coletivo e seletivo da Capital.