Jatos executivos

Por

Porto Alegre entra na rota da aviação executiva. A AirStream, distribuidora do jato executivo Eclipse 500, vai ter sede em Porto Alegre além de São Paulo. A Eclipse Aerospace criou com esta aeronave uma nova classe de jatos executivos, a VLJ (Very Light Jet). Com cruzeiro em torno dos 700 Km/h, com teto de serviço de mais de 12 mil metros, o Eclipse decola e pousa em menos de mil metros. Os VLJs vendem como pão quente em todo o mundo. Entre outro motivos, é bem menos caro do que um jato executivo clássico.
Um presidente afiado
Em entrevista ao Jornal Gente da Rádio Band, Heitor Müller mostrou que está afiadíssimo para os desafios que terá à frente como presidente da Fiergs. É homem de amplo espectro, capaz de enxergar não só as árvores como a floresta inteira. Um exemplo é a sua preocupação com a educação, no sentido amplo. Como todos os empresários, ele também aguarda ansiosamente a divulgação do plano de política industrial que está sendo gestado pelo governo Dilma Rousseff.
Polêmica das câmeras I
A propósito da nota desta quinta-feira sobre a redução do número de homicídios em Esteio, que a prefeitura creditou, entre outras providências, à cobertura da cidade pelo videomonitoramento, o empresário Gustavo Caleffi (Squadra Inteligência em Segurança) afirma:  “Não consigo associar diretamente a redução da taxa de homicídios à aplicação de câmeras de monitoramento de vias urbanas”.
Assim nada a humanidade
A umidade, o chuvisqueiro e antes dele o aguaceiro incomodaram as populações do Estado. Isso quando não causaram tragédias e desmoronamentos de sempre. Mais alguns dias e os gaúchos estariam desenvolvendo guelras. De fato, ser anfíbio no Rio Grande do Sul não é uma má ideia.
Os 11 riachos
Não é à toa que Igrejinha sempre sofre quando há chuvas em grande volume. Além do rio Paranhana, a cidade é cortada por 11 arroios e riachos. Então, quando a água vem, vem mesmo. A boa notícia, digamos assim, é que, assim como eles sobem rapidamente, a água também se escoa rapidamente devido à topografia da região.
Polêmica das câmeras II
Para Caleffi, “o homicídio é um crime praticado normalmente entre pessoas que se conhecem e os fatores geradores desse crime, em sua grande maioria, são desavenças motivadas por acerto de contas (tráfico de drogas, infidelidade conjugal, ingestão abusiva de álcool). Normalmente nesses casos, os criminosos agem sem mensurar as consequências”.
Excelência em cardiologia 
Os organizadores do 66º Congresso Brasileiro de Cardiologia, marcado para setembro na Fiergs, estão promovendo os ajustes finais para do grande evento. Nesta edição os temas giram em torno de doenças como arteriosclerose, infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca, angioplastia coronariana e outros. Entre os 46 convidados estrangeiros, estará o americano Valentim Fuster.
Um ministro realista
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, está sendo crucificado porque afirmou ser “quase impossível” que não haja problemas no Dnit, tendo em vista o orçamento polpudo do órgão, de será de quase R$ 14 bilhões em 2011. Mas o que foi que ele falou de errado? É a mais pura realidade; por mais que se aprimorem mecanismos para impedir a roubalheira, mais elas acontecem. Assim é a natureza humana. Especialmente a brasileira.
Problemas da cidade I
Para terminar com a série sobre os contêineres de lixo, o DMLU envia foto obtida no mesmo local em que leitor constatou acúmulo de lixo no equipamento e ao seu redor. O departamento volta a afirmar que estão sendo feitos ajustes. Também deverá salientar mais o fato de que os contêineres servem para colocar lixo orgânico e não o lixo seco.
Problemas da cidade II
Aliás, um leitor sugere a colocação de dois contêineres para eliminar o problema, o que operacionalmente seria complicado. Mas, caso fosse adotado o sistema duplo, não seria de estranhar que parte da população colocaria o seco no contêiner de orgânico e vice-versa. O DMLU já constatou que a novidade tem o apoio da população. Falta apenas ver em que proporção.
Miúdas
  • Prefeitura de Pelotas renovou convênio com PGQP pela modernização da Gestão Pública.
  • Instituto Elisabetha Randon é parceiro do Hospital Geral de Caxias do Sul em cirurgias cardíacas pediátricas.
  • Acadêmica do curso de Moda da Feevale Natalia Bertolo é uma das vencedoras do Concurso de Design da Fundação Banco Santander.
  • Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) assinou parceria com a ACM-RS para construção de centros de referência.