O relator e o conselheiro

Por

O relator da Reforma Política na Câmara Federal, deputado Henrique Fontana (PT), encontrou-se com o ex-presidente Lula para debater o assunto. Lula reafirmou a Fontana que considera a aprovação do financiamento público exclusivo de campanhas o ponto mais importante, que teria mais impacto para melhorar a política. Fontana também explicou ao ex-presidente sua proposta do sistema proporcional misto. Supõe-se que a presidente Dilma Rousseff assina embaixo.
Rodovia do Parque I
A construção da BR-448, a Rodovia do Parque, apresenta desafios que estão sendo encarados pelo Dnit e pela STE Engenharia, como uma série de ações para preservar a fauna e a flora, mais um colossal programa de capacitação das 600 famílias pobres que serão removidas da área, parte que nem mesmo sabe usar equipamentos como banheiros.
Rodovia do Parque II
Um “recenseamento” mostrou que além de animais domésticos há 50 cavalos, mais de mil galinhas, entre outros. Também cadastraram um morador que possui 10 barquinhos de pesca ou lazer, que aluga a R$ 3,00 por dia. A rodovia terá pista dupla até Canoas e de lá para Porto Alegre a pista será tripla. Conclusão provável no final de 2012.
Lei do cão
Tramita na Assembleia o projeto de lei do deputado Miki Breier (PSB) que pretende inibir maus-tratos, acidentes ou abandono de cães utilizados para a guarda pessoal, patrimonial e de serviço de vigilância. Entre outras medidas, prevê uma “carteira de saúde”, canis com medidas bem generosas e, o mais importante, o cão que não estiver mais na função não poderá ser abandonado nem sacrificado.
Reforma Liliput
Quando foi anunciado, lá atrás, o pacote da reforma da previdência assemelhava-se como um bloco de granito de 10 metros de altura, do qual seria esculpida uma estátua de cinco. Com as concessões corporativas, bodes na sala e podas diversas, a estátua foi diminuindo, diminuindo e pode virar um mero peso de papel.
Ficha de marcha
Agora são os cervejeiros artesanais que estão organizando uma marcha, a marcha por menores impostos na bebida. O protesto se daria em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Um grupo quer incluir a ceva na cesta básica. Do jeito que as marchas se multiplicam, em breve para fazer uma deverá se tirar uma ficha.
E vem mais...
Pelo que informa a MetSul, nova massa de ar polar chega ao Sul do Brasil no final desta semana e que, segundo algumas simulações, pode ser ainda mais intensa. “Há modelos que indicam uma erupção de ar gelado extraordinariamente forte e incomum”. Então que não se diga mais que já não se fazem invernos como antigamente.
Problemas da cidade
A praça Isabel, a Católica, vai comemorar um ano à espera da ação da prefeitura, permitindo que pedestres possam circular em dias de chuva. Em julho do ano passado houve a promessa de solução em 25 dias, o que não ocorreu. A reiteração segue a cada pedido de providências (Protocolo 820851018). Quando chove, só com uma canoa, garantem moradores da área. Esta praça fica entre a Borges de Medeiros e Praia de Belas, em frente ao Tribunal de Justiça.
Prejuízo duplo
Durante estada em Santana do Livramento para debater a lei que autoriza a implantação de free shops em cidades de fronteira, o deputado federal Jerônimo Goergen (PP) deparou-se com mais um problema enfrentado pelas cidades brasileiras que convivem com zonas francas no país vizinho: os camelôs, que estacionaram bem na linha divisória entre Rivera e Livramento. Dupla concorrência para os comerciantes brasileiros, dos free shops e do camelódromo.
Brindes ecológicos
Brindes ecológicos são o destaque da Promo Bríndice (www.promobrindice.com.br), evento de marketing promocional que se realiza de 5 a 8 de julho em São Paulo. Segundo os organizadores do evento, apesar dos brindes como canetinhas, chaveiros e bonés ainda reinarem, as vendas de brindes ecológicos cresceram 40% em três anos. É um mercado de R$ 5 bilhões.
Miúdas
  • Desembargadora federal do TRF4 Maria Lúcia Luz Leiria tomou posse como membro titular do TRE-RS.
  • Fiscais Federais Agropecuários realizam campanha sobre a garantia da qualidade dos alimentos a partir de amanhã.
  • Jornalista Machado Filho retoma seu programa Consumidor em Pauta a partir de hoje no POA TV, Canal 6 da NET.
  • Inscrições para o Projeto Pescar da Acial (Alvorada) foram prorrogadas até 8 de julho.
  • Fábio Medina Osório falará dobre “Licitações” dia 1/9h20min/Congresso Luso-Brasileiro de Direito Cooperativo.