{{channel}}
Quem quer bacalhau?
O presidente do Legislativo gaúcho, deputado Adão Villaverde, participou de um jantar com empresários do setor de hotelaria e gastronomia, com a presença de dez dos doze sindicatos do setor no Estado. O prato principal do papo foi, óbvio, a preparação para a Copa e comemoração pelo voo Porto Alegre-Lisboa da TAP. Para os estômagos presentes, o presidente (e chef) do Sindpoa, José De Jesus Santos, preparou pratos à base de bacalhau.
Planejamento do fracasso
Um estudo preparado pela Infraero e pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) prevê que o leilão de concessão dos aeroportos para a iniciativa privada só deverá ser realizado em maio de 2012, prazo muito curto para a execução das obras para a Copa do Mundo de 2014. No Congresso, poucos acreditam que a reforma política saia este ano. Idem a reforma tributária. Como é bom viver num país sem surpresas. Dá para planejar o fracasso muito antes de ele acontecer.
Indústria próspera
Pelo que se observa nas fotos e vídeos de manifestações no Oriente Médio em geral e Palestina, em particular, deve ser um ótimo negócio fabricar e vender bandeiras dos Estados Unidos. Queimam-se milhares delas por dia. Antigamente também era lucrativa a venda de pedras de jogar em tanques, mas isso já saiu de moda.
Profissão: caprichoso
MARCELO G. RIBEIRO/JC
Estes operários que trabalham na recolocação das pedras do calçamento da Praça da Alfândega são chamados de calceteiros. É profissão em extinção. Em alguns trechos de ruas de Porto Alegre ainda se observam como os antigos calceteiros caprichavam na colocação de paralelepípedos. Como os calceteiros, o capricho também está em extinção. Em geral, em todas as áreas da atividade humana. O prazer de fazer algo benfeito já era.
A lei do pega-ratão
Leitor adverte que o projeto de lei do senador Pedro Simon que visa a proibir que o Executivo envie ao Congresso de Medidas Provisórias com “contrabandos” já conta com diploma legal. Encontra-se em vigor a Lei Complementar nº 95, de 26.02.1998, que estabelece as regras para a elaboração legislativa em âmbito federal, proibindo os “contrabandos” (ou pega-ratão) que estamos fartos de encontrar.
Os números do IPVA
A Secretaria da Fazenda do Estado divulgou números do IPVA até agora, assunto pertinente porque vem aí a inspeção veicular. Segundo o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, dos 3,2 milhões de veículos tributados pelo IPVA, 1,9 milhão já tiveram o imposto pago, o que proporcionou uma arrecadação de R$ 887 milhões. A previsão para 2011 é uma arrecadação de R$ 1,5 bilhão, dos quais metade vai para os municípios.
Lei das chaves
Os vereadores Adeli Sell (PT), Luiz Braz (PSDB) e Tarciso Flecha Negra (PDT) receberam representantes do Sindicato dos Prestadores de Serviços de Chaveiro. A categoria reivindica o cumprimento de melhorias já garantidas em lei, que dispõe ser o município responsável pela padronização das bancas.
A ditadura do corpo
Chegam a nove o número de academias de ginástica interditadas pela Vigilância Sanitária juntamente com o Conselho Regional de Educação Física em Canoas. As vistorias constataram diversas irregularidades, como o exercício ilegal da profissão e uso de anabolizantes. O consumo destas substâncias é cada vez maior, apesar das advertências dos médicos. É mais um dos paradoxos atuais: para mostrar um bom corpo, mata-se o corpo.
Reestruturação da Ulbra
Na presença do prefeito de Canoas, Jairo Jorge, Marcos Fernando Ziemer, reitor da Ulbra, entregou ao governador Tarso Genro o plano de reestruturação da universidade, com etapas já em andamento. Mas o próximo passo é decisivo e precisa de todo o apoio político do Estado: a transformação da Ulbra em uma S.A. de capital fechado, sem permitir que ela descambe para uma empresa mercantilista, salienta Ziemer. Não há outro caminho.
Miúdas
- Ministro do TCU, João Augusto Nardes, estará hoje/19h na Universidade Feevale para falar de licitações públicas.
- Entidades de classe da Odontologia gaúcha promovem a campanha Maio Vermelho de prevenção do câncer bucal.
- AES Sul lança campanha pela erradicação do trabalho infantil com o grupo de cerca de 500 fornecedores.
- SPAAN expõe artesanato a partir de hoje no Estande de Responsabilidade Social do Praia de Belas.
- Somar recebeu da Amcham, em São Paulo, o Prêmio Empresa Brasileira do Ano no segmento mineração.