Custo Brasil

Por

Quase todo mundo encerrou o expediente mais cedo para ver o jogo da seleção brasileira. Quem pôde antecipou as tarefas para ir para casa mais cedo. Até mesmo a Câmara Municipal de Porto Alegre antecipou a sessão plenária para a manhã. No jogo entre Brasil e Coreia, o SPC registrou 25% menos consultas. Óbvio que o trânsito antes do jogo foi um problema.
Crime de racismo
Uma contribuinte que ofendeu pesadamente um guarda municipal de Porto Alegre em 2006 foi condenada a 1 ano e 4 meses de reclusão por racismo pela 1ª Vara Criminal, sentença confirmada pela 2ª Câmara Criminal. Porque cumpriu com sua obrigação, o servidor ouviu palavrões imagináveis por ser negro. Atuou no processo o advogado Antonio Carlos Côrtes.

Videiras protegidas

Entre as inúmeras opções de renda extra para os pequenos agricultores, o Agroshow 2010 de Nova Petrópolis mostrou como se faz o cultivo de videiras protegidas. O agrônomo Enio Todeschini explicou que o método evita o excesso de umidade, diminui doenças e pragas e proporciona frutos mais doces.

Dou-lhe uma...
Em entrevista ao Jornal Gente da Rádio Band, o diretor de Trânsito da EPTC, Vanderlei Cappellari, falou dos vários estudos que estão sendo feitos para melhorar o trânsito da Capital. A inversão de mão nas ruas Garibaldi e Santo Antônio, a ser sacramentada (ou não) em um máximo de 60 dias, vai requerer cuidados que certamente causarão protestos.
Dou-lhe duas...
A rua Garibaldi, que passará a subir, tem um sério problema que é o fato de ser estreita e ter muitas árvores. O pior é que ela estreita mais ainda entre a rua Vasco da Gama e a avenida Independência. Significa que o estacionamento terá que ser proibido. Um incômodo adicional é o estacionamento e carga/descarga no Hospital Materno-Infantil, que não tem como evitar de todo.  
...dou-lhe três
Cappellari divulgou alguns outros estudos em curso, como o do disciplinamento do trânsito de caminhões no Centro, contribuintes de peso dos congestionamentos, especialmente os de bebidas. A atividade tem regras muito rigorosas em outras capitais, inclusive com limitação no tamanho, enquanto em Porto Alegre eles estão livres – por enquanto.
Queixa de consorciado
Mais um leitor se queixa de administradoras de consórcios que até hoje não criaram procedimentos para o uso do fundo de garantia para quitação ou adiantamento das parcelas do saldo devedor. Só nos últimos dias já são quatro os queixosos.
Sovinice térmica
A propósito da nota sobre hotéis terem abolido a toalha de rosto, sugerindo aos hóspedes que usem a de banho, leitor conta que viu coisa pior em um hotel de São Paulo: o ar-condicionado só resfria, calefação não mesmo. Reclamou e ouviu esta maravilha como resposta: “Se esfriar o senhor pode usar cobertor”. Só falta – e quem duvida? – os hotéis cobrarem o cobertor como extra.
Fala o Palácio
Sobre a nota dos navios abandonados no cais, o governo do Estado informa que autorizou a abertura de licitação de revitalização do Cais do Porto Mauá. As obras serão iniciadas em 2011 com perspectiva de investimentos entre R$ 400 milhões e R$ 500 milhões da iniciativa privada. Então os barcos serão fantasmas de verdade, porque sumirão do Guaíba. Oremos.
A cárie do jacarandá