Centro religioso

Por

O antigo prédio da avenida Júlio de Castilhos que abrigava a Secretaria da Agricultura sofre uma plástica. A Igreja Universal reforma o prédio, que deverá abrigar um hotel de passagem para os pastores. Após um incêndio na década de 90, uma construtora com créditos junto ao governo do Estado ficou com o imóvel, posteriormente vendido à Universal. Como a igreja domina todo o entorno, pode-se dizer que será o Vaticano da Universal. O Vaticano do B, digamos.
Um prejuízo colossal
A diretora técnica da Emater/RS, Águeda Marcéi Mezomo, está coordenando a operação de levantamento de perdas nas lavouras gaúchas. Cabe a Emater/RS-Ascar a tarefa de auxiliar os municípios atingidos pelas chuvas, reunindo todos os dados referentes aos prejuízos nas propriedades rurais, com relação à produção e infraestrutura. A conta vai ser alta.
Vento de cauda I
O Aeroporto Internacional Salgado Filho fechou 2009 com mais um crescimento no movimento de passageiros, desempenho que se repete pelo terceiro ano consecutivo. O aumento foi acima do projetado em novembro, fechando em 13,71% a mais de pessoas que saíram ou chegaram em Porto Alegre, utilizando o transporte aeroviário. Ao todo, foram 5,6 milhões (números redondos).
Vento de cauda II
Foi o período das festas natalinas que apresentou o maior número de passageiros no ano de 2009. Foram 546,9 milhões, contra 443,9 milhões de dezembro de 2008, o que representa um aumento de 23,20%. Mas foi outubro que apresentou o maior crescimento, 534,8 milhões contra 397,2 milhões de pessoas, um crescimento de 34,64%, segundo informa Jorge Herdina, superintendente do Salgado Filho.
O pulo do gato
Leitor de Xangri-lá conta o seu drama: “Aconteceu um caso estranho e curioso comigo. Saí de férias em dezembro, fiquei 20 dias na praia em Xangri-lá, saí de casa e deixei apenas a geladeira ligada, demais equipamentos todos fora da tomada. Agora chegou minha conta de luz com apenas R$ 4,00 a menos. O que achas?” Caro leitor: tem gato na tuba, no poste ou na caixa de luz.
Filosofia de leitor
“O desconto do IPVA para o bom motorista é para quem não teve multas. O engraçado é que, se neste mesmo período o carro foi multado com outro motorista, o proprietário não ganha o desconto. Acredito que a redução no valor deveria se chamar desconto do “bom motorista e do seu carro”.
Leis do silêncio
O leitor Rogério Brodbeck comenta que essa história de som alto pode ser resolvida de várias maneiras porque há legislação para tal. Aliás, várias. É infração de trânsito prevista no CTB e contravenção penal. Portanto, falta a tal vontade política.
Patinho feio...
A entrevista que o ministro Geddel Vieira Lima deu para os jornais gaúchos é um primor de pouco caso e de má vontade manifesta para com os gaúchos. Talvez porque aqui o presidente Lula “só” tenha 58% de aprovação popular. A folhas tantas, o titular da pasta da Integração Nacional disse que o Estado já recebeu recursos da última enchente, quando só veio merreca.
...patinho órfão
 Enquanto isso, as águas nem secaram no Rio de Janeiro e Brasília já mandou a jato centenas de milhões de reais. Bom para eles, palmas, mas e para nós? Em outro trecho, Geddel tenta explicar porque não veio para cá observar os estragos, dizendo que até já cancelou férias para ver in loco outras tragédias. Há horas alguém não cometia um despautério desses, isso tem que se reconhecer.
...patinho incompetente
Se alguém ainda acredita nessa lorota de que nossos políticos são melhores pode tirar o cavalo da enchente. Falta-nos, no mínimo, a criatividade dos nordestinos. O PMDB e o PP têm ministros de ponta no governo Lula, mas ao que se saiba nem o PMDB gaúcho acionou Geddel e nem o PP pediu ajuda ao ministro Márcio Fortes, das Cidades. Antigamente chamava-se “pistolão”. Costumava funcionar.
Novos rumos
Sob nova direção, o DCE da Ufrgs está tomando algumas atitudes que dariam um choque anafilático na esquerda que dominou o diretório durante décadas. A diretoria, tendo à frente o presidente Renan Arthur Pretto, visitou o empresário Jorge Gerdau Johannpeter. A conversa girou em torno da importância do empreendedorismo na vida do universitário. A pergunta é: essa perda histórica da esquerda é caso isolado ou tendência?
Miúdas
• Desde o dia 4 a Competence Paraná passou a ocupar dois andares em um dos edifícios no centro financeiro de Curitiba.
• Santander Cultural/prefeitura de Porto Alegre oferecem curso de informática gratuito para terceira idade.
• Pública Comunicação venceu o processo de licitação para atender à conta do CREA-RS.
• Correção: o IPVA é de gestão da Secretaria da Fazenda do Estado, não da Secretaria Municipal da Fazenda.