Do Chile ao Pinhal

Por

Quatro ciclistas gaúchos saem hoje de Valparaiso, Chile, rumo a Pinhal no Rio Grande do Sul. Eles percorrerão 2,6 mil quilômetros e chegarão aqui dia 23. A promoção é da Associação Ciclística Zona Sul, de Porto Alegre. Os ciclistas são Paulo Roberto Alves, o Lagartixa, Fernando Dornelles, Taujó Dornelles e Márcio Weber. Serão 180 quilômetros por dia em duas rodas.
Ciranda do Senado I
Com a desistência do ex-governador Germano Rigotto em tentar sentar novamente na cadeira nº 1 do Palácio Piratini, começa a se fazer o retrato falado dos candidatos ao Senado. O problema é que o quadro, hoje, só tem uma certeza, que é a candidatura de Paulo Paim (PT) à reeleição. O resto está tão claro quanto a Nebulosa de Andrômeda. Só o PMDB tem quatro postulantes ao cargo.
Ciranda do Senado II
O PTB decidirá entre Elói Guimarães e Luis Francisco Barbosa; o PDT pode tentar José Fortunati caso José Fogaça desista mesmo do Piratini como tudo está a indicar. O DEM pode ir de Paulo Feijó ou Moacir Volpatto. O PP sonha com a jornalista Ana Amélia Lemos. Até o nome do jornalista Lasier Martins é lembrado eventualmente como candidato a candidato.
Por falar em senadores...

...o Congresso faz uma discussão-piorra (gira, gira, mas não sai do mesmo lugar) sobre os suplentes de senador. Paulo Paim tem Roberto Macagnam (PCdoB) como primeiro suplente e José da Mota Pinto (PT) como segundo; Sérgio Zambiasi tem Cláudio Manfrói (PTB) e Edir Domeneghini (PTB); Pedro Simon conta com Elói Guimarães (PTB) e Maria da Graça Gomes Paiva (PMDB) como suplente. A única novidade é que em 2010 eles constarão na urna eletrônica.

Farrapos, o Retorno
 Não tem jeito. Nascemos para matar e morrer, nem que seja por uma causa perfunctória como o futebol e se o Grêmio deve entregar ou não entregar. A internet e os meios de comunicação estão prenhes de discussões, que começam com brincadeiras e em seguida dão lugar a ofensas de parte a parte. Não seria de admirar que resulte em duelo como nos antigamentes. A Bósnia é aqui.                                                       
Perigo, perigo...
Leitor chama a atenção para uma declaração do presidente Lula. Inquirido por um repórter se reconheceria a legitimidade da eleição de Porfírio Lobo - “Pepe” - como presidente de Honduras, o presidente Lula foi enfático: “Não, não, peremptoriamente, não”. Opa! Esqueceram de avisar Lula que aqui no Sul esta expressão pode ter outro sentido.
Fala, Torres
A propósito de reclamação de morador sobre o IPTU de Torres, a prefeitura informa que não haverá aumento e até ocorrerá diminuição de valor para 89% dos contribuintes. “Apenas cinco mil dos 46 mil imóveis sofrerão algum tipo de reajuste, na faixa de 3% a 9,5%. São os imóveis de maior valor venal (não valor de mercado)”, esclarece o assessor de comunicação Nelson Adams Filho.
Guerra das Juventudes
Outra guerra é das juventudes dos partidos. A do PSDB criticou o ex-governador Germano Rigotto. A Juventude do PMDB veio em defesa de Rigotto. “Se o governo Yeda Crusius pode hoje atingir importantes marcas para o Estado, isso se deve em grande parte ao trabalho herdado do governador Rigotto”, diz a nota de resposta assinada pelo presidente da JPMDB/RS, Rafael Braga.         
Fortunati na África
O secretário da Copa de 2014, José Fortunati, apresentou Porto Alegre e seus atrativos na África do Sul no maior evento mundial de negócios do futebol, a Soccerex. A palestra foi dirigida a empreendedores e investidores de diversas áreas. Das 12 cidades-sede do evento no Brasil, nove estavam na feira. O ex-jogador Elias Figueroa será um dos embaixadores da Copa 2014 em Porto Alegre.                                                      
Feliz aniversário                                                                                
O presidente do Instituto de Estudos Empresariais (IEE), Leonardo Fração, recebeu do presidente da Federasul, José Paulo Dornelles Cairoli, placa em homenagem aos 25 anos da entidade durante o Tá na Mesa da Federasul. Fração salientou que o IEE é diferenciado pelos valores que defende, como a liberdade, a responsabilidade individual, o Estado de Direito e a propriedade privada. São 140 associados em Porto Alegre.
Miúdas                  
• Imobiliária Lopes fará Natal feliz para a Associação Beneficente Santa Zita de Lucca.
• Hospital Moinhos de Vento estará sábado na Feira da Rede Comunitária do Morro da Cruz através de sua Unidade Básica de Saúde.
• Fundação de Proteção Especial recebe hoje a visita da presidente do Comitê de Ação Solidária, Tarsila Crusius.
• Reni Puls, do Projeto do Oceanário Sul, falará sobre o tema hoje/20h/Salão Náutico do Mercosul.
• Unilasalle de Canoas promove dia 7/19h30min a última edição do ano dos Seminários Temáticos em Memória Social.
• Banco de Alimentos realizará dia 5 mais uma Campanha Sábado Solidário na rede de supermercados Walmart.