As Certinhas do Lalau
A deputada federal Manuela D'Ávila (PCdoB) encerrou o Seminário Envelhecimento Saudável, realizado ao longo do ano em Porto Alegre e Canoas. O encerramento ocorreu no Clube Caminho do Meio e contou com a presença de cerca de 200 pessoas. O show das meninas teve um certo ar de, digamos, Moulin Rouge, e a deputada entrou no clima. Fosse nos anos 50, seriam as "Certinhas do Lalau", calendário do humorista e compositor carioca Estanislaw Ponte Preta.
Boa ideia
São Paulo já conta com uma lei estadual que estabelece o dever dos fornecedores de especificar dia e horário para a entrega de produtos ou prestação de serviços. De acordo com o diploma legal, logo ao efetuar a compra do produto ou do serviço deverão ser fornecidas ao consumidor opções de datas e horários de entrega ou prestação, no caso dos serviços.
Leitor do Interior, que vem eventualmente a Porto Alegre, espantou-se com a grande quantidade de garotas de programa que fazem a ronda à luz do dia no distrito erótico da avenida Farrapos. Bom, só não contaram para ele que neste aspecto Porto Alegre tem serviço de sexo 24 horas.
Bicadas em Rigotto
Quem não está economizando críticas ao ex-governador Germano Rigotto é a Juventude do PSDB. Analisando a sua disposição de não concorrer a governador, o site dos jovens tucanos usa e abusa da ironia para dizer que Rigotto não concorre porque "sabe muito bem que o governo Yeda Crusius tem obtido resultados muito melhores do que o dele. Rigotto tem a exata noção de que não sobreviveria politicamente a um único debate com a governadora".
Dilma e Lula
A ministra (e candidata) Dilma Rousseff concedeu ontem entrevista ao jornalista Felipe Vieira, do programa Ciranda da Cidade da Rádio Band AM. Perguntada sobre quais políticas do presidente Lula ela NÃO manteria caso eleita, Dilma afirmou que a política de controle da inflação e de robustez fiscal deram muito certo e não devem ser alteradas. Mas a política fiscal é que não deve ser repetida, garantiu a candidata de O Cara.
Sugestão de leitor
"Para chegar ao Hospital Moinhos de Vento os moradores do Mont'Serrat e bairros adjacentes necessariamente tem que usar a 24 de Outubro e descer a Ramiro Barcelos, pela Tiradentes. Significa enfrentar o constante congestionamento da área. Se o trecho da Tiradentes entre Ramiro e Dr. Vale tivesse mão dupla com estacionamento em um só lado, o acesso seria facilitado".
O Golpe do Portão I
Não há limites para a esperteza brasileira. O último golpe, que a rigor não é golpe e sim um lance sublime de esperteza, está ocorrendo na Zona Sul da Capital. Passando em bairro vizinho, um morador da Vila Assunção viu um portão de garagem muito bonito e bem feito, um primor. Afixado nele havia um pequeno cartaz com o nome e telefone da serralheria. Como há horas ele queria algo parecido, tão logo chegou em casa telefonou para o número.
O Golpe do Portão II
O serralheiro veio e então acertaram o modelo, preço e prazo. Dias depois veio o portão. Um desastre de engenharia, para dizer o mínimo. Tosco, mal-acabado, tiveram que fazer correções para encaixá-lo no batente. Pagou bufando e depois foi falar com o proprietário da residência em que viu o tal portão. Soube então que um espertalhão afixava seu telefone em portões bem-feitos como se fossem obras suas. O pior é que não dá nem para registrar queixa.
Bronca no Litoral
Curiosamente antes do início da temporada de veraneio, os vereadores de cidades do Litoral Norte desandaram a fazer modificações nos planos diretores e nos critérios fiscais. Veranistas e moradores clamam contra isso. Em Atlântida, o Plano Diretor foi deformado, acusam veranistas e moradores. Em Torres, foi aprovada lei que vincula o IPTU ao IGP-M, resultado em aumento de 11% no imposto. O detalhe é que este indicador foi negativo, portanto o IPTU deveria ter sofrido redução...
A colenda a mil
A Mesa Diretora da Câmara decide na reunião de hoje o calendário de votações para as próximas 12 sessões. O presidente da Colenda, Sebastião Melo (PMDB) já adiantou que se for necessário chamará tantas sessões extraordinárias quantas forem necessárias. O vereador Walter Nagelstein (PMDB) vai sugerir que o projeto de revitalização do cais entre em pauta já.
O despejo de Pimenta
Embora há décadas o número de deputados federais e senadores seja o mesmo, os diversos prédios do Congresso Brasileiro só fazem crescer. Algum dia o complexo ainda será município, com prefeitura, legislativo e tudo o que faz parte de um. Há controvérsias se a delegacia de Polícia terá muito ou pouco trabalho. Enquanto isso, as reformas e mudanças de gabinetes deixam alguns parlamentares na rua. Caso do gaúcho Paulo Pimenta (PT), que foi "despejado".
Miúdas
• Congresso Sulbrasileiro de Controle Público será de 8 a 10/Auditório Romildo Bolzan do TCE.
• I Expo São João da Urtiga vai de 4 a 8 com muitos shows, veloterra e mais de 70 expositores.
• Descendentes da Família Ruas estarão reunidos dia 5, sábado/12h/avenida Cristóvão Colombo, 1144.
• Vonpar fechou parceria comercial com o Vermelho Grill, casa do Jardim Europa.
• Força Sindical inaugura amanhã/19h sede própria, na avenida Cristóvão Colombo, 203.
• Instituto de Prevenção do Câncer do Colo do Útero promove dia 7 mutirão na cidade de Cristal.
Dicas
• Orquestra de Flautas Villa-Lobos apresenta sábado/20h30/Salão de Atos da Ufrgs o espetáculo "Vida". Reunirá mais de 150 músicos.
• Duas salas do Guion Nova Olaria agora tem grande espaço entre as fileiras. Dá para ver filmes com privacidade e todo conforto.