A pata do pingo

Por

Em todos os cantos do Rio Grande do Sul aconteceram festejos ou desfiles para evocar o 20 de Setembro. Não foi diferente em Santo Ângelo, com um desfile que contou com os onipresentes CTGs e entidades ligadas ao tradicionalismo. Mas o que chamou atenção do público, foi a manobra deste cavalariano que deixou o pingo somente em uma pata. Pelo menos para a foto.

Problemas da cidade I

Há várias explicações em curso sobre a dificuldade de motoristas e pedestres assinalarem o novo sinal de mão para usar a faixa de segurança. Verdade seja dita, em nenhum momento a EPTC achou que esta mudança cultural se daria de uma hora para outra, ou com apenas uma campanha institucional. Talvez o pedestre tenha medo do ridículo, talvez os motoristas não o respeitem porque ainda são poucos os que usam a mão.

Problemas da cidade II

Seja como for, tudo aqui é difícil, muito difícil. Se falta educação e civilidade para os motoristas, os pedestres também tem culpa para que tenhamos um trânsito confuso. A página já cansou de citar exemplos. Mas há uma novidade: em cidades vizinhas, como Viamão, e outras mais distantes, como Tramandaí, alguns pedestres estão usando o novo sinal. O fato desses municípios terem achado isso uma boa idéia mostra que há esperança.

Mercosul socialista

Durante a XIX Sessão Plenária do Parlamento do Mercosul, em Montevidéu, Uruguai, os deputados estadual Miki Breier e federal Beto Albuquerque ,ambos do PSB, apoiaram o pleito do prefeito de Sant’Ana do Livramento, o socialista Wainer Machado junto ao Presidente do Mercosul, Juan Dominguez, para apresentação de Projeto de Infraestrutura em conjunto com a cidade de Rivera (Uruguai) ao Fundo de Conversão Econômica do Mercosul.

O país Rio Grande do Sul

Entre as várias especulações históricas feitas na Semana Farroupilha uma se propôs a imaginar como seria o Rio Grande do Sul caso a Revolução Farroupilha tivesse vencido e como seríamos como país, hoje. Depende do grau de imaginação e de crença nos valores gaudérios. Os otimistas podem dizer que seríamos uma potência, os menos otimistas diriam que seríamos um Uruguai. Ou uma Albânia pré 1989.

Um novo adiamento

O novo adiamento da decisão da escolha dos caças que substituir os F5 da FAB é sinal que o governo Lula está balançando ou porque as contrapostas estão sendo mais vantajosas, ou porque há riscos de retaliação comercial de parte de países como os Estrados Unidos. Uma coisa é certa: se perguntarem a qualquer oficial-aviador da FAB ele não hesitará em dizer que prefere o norte-americano F-18 e, antes deste, o F-15 Eagle, o sonho de consumo de qualquer piloto de caça.

Nova mobilização

Os prefeitos tem sido uma pedra no sapato do governo Lula. Amanhã eles retornam à capital federal em encontro promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Os alcaides vão discutir, principalmente, assuntos relacionados à crise financeira que tem atingido os municípios brasileiros.

Gauderiada na Câmara

O deputado federal Ruy Pauletti (PSDB) recebeu uma comitiva gaúcha na Câmara dos Deputados. Entre elas, a de Caxias do Sul, na pessoa do vice-prefeito Alceu Barbosa Velho. Pauletti chamou atenção para o fato de uma região de colonização italiana ser tão apegada à tradição gaúcha. Verdade, mas não só lá. Tem muito gaudério falando alemão, polonês e italiano ou de outras etnias. Nosso maior pallador, por exemplo, tinha Braun no sobrenome.

Ping...

Qualquer análise que se pretenda fazer sobre as candidaturas para o Palácio Piratini esbarra numa simples problema: o nevoeiro ainda é muito denso para arriscar palpite. O PP reuniu ontem sua executiva estadual e do encontro saiu uma lista tríplice de candidatos progressistas. Os nomes de Fetter Júnior, Jerônimo Goergen e Vilson Covatti estão postos na mesa.

...pong

Sábado, dia 26, a convenção do PP deve decidir ser a lista é parta valer. Entre outras possibilidades, a chamada terceira via, com o deputado Beto Albuquerque (PSB). Já houve vários encontros reunindo PSB, PP, PTB, PDT e PCdoB. Há uma pesquisa em curso para saber se esta possibilidade terá viabilidade, mas em política há momentos em que se arrisca apesar das pesquisas. Ou não.

Miúdas

• Hospital São Lucas promove dias 25 e 26 a Jornada de Farmácia Hospitalar, parceria com a Faculdade de Farmácia da PUCRS.

• Junior Achievement RS e Unibanco firmaram uma parceria pelo combate à evasão escolar.

• Loja Maçônica Luz e Ordem completa 140 anos dia 24 com sessão pública/20h na rua Jerônimo Coelho, 116.

• Abimaq/RS promove reunião-almoço dia 24/Fiergs com palestra de Afonso Celso Legaspe Mamede, da Odebrecht.

• Carmine Burana, a cantata profana de Carl Orff, será encenada dia 27/19h/;Teatro do Sesi.