Básicos

Por Ivan Mattos

Na AABB, 19 novos chefs acabam de sair do forno, na oitava turma do nível básico. Sua prova final foi justamente preparar o jantar de formatura do curso de três meses que fizeram com a chef Glaucia Gouveia. Em aulas especiais, os chefs Mamadou Sène e Colman também emprestaram seus valiosos conhecimentos aos novatos. No cardápio, preparado em quatro cozinhas, pratos à base de camarão, filé, salmão e bacalhau. Aplausos e cumprimentos foram generalizados e merecidos.
Comme il faut!
Amanhã à noite, é a vez da Confraria União Cooks realizar a formatura de mais uma turma de chefs em seu Curso de Avançados. Nada trivial, o banquete francês elaborado pelos 17 formandos será exclusivo para convidados e antecipa ao paladar a certeza de uma sequência de sabores requintados. 
Circuito no Juvenil
Também na Associação Leopoldina Juvenil a gastronomia está em alta. É  sucesso o Circuito dos Chefs, que terá sua terceira edição neste sábado ao meio-dia. A cozinha do Restaurante dos Arcos e Bar Inglês será entregue ao chef Floriano Spies e, como nas edições anteriores, deve surpreender positivamente. Como parte da iniciativa, já passaram por lá Felippe Sica e Carlos Kristensen, enquanto Maurício Fernandes e Claudio Solano responderão pelos cardápios de novembro e dezembro, respectivamente. 
Corrida Kids
Inicialmente programada para 11 de outubro, ficou para este sábado, dia 18, a quarta edição da Corrida Kids, que a Sogipa organiza para festejar o Dia da Criança. A atividade, aberta a não associados, se inicia às 14h na pista de atletismo do clube, e quem dá a largada são os pequenos, de 2 aninhos, correndo 30 metros. O encerramento fica por conta dos participantes da faixa de 15 anos, percorrendo 800 metros. A ideia é incentivar o gosto pelo esporte, mas vale também divertir-se com os brinquedos infláveis sob a supervisão das recreacionistas que estarão lá recebendo a gurizada.     
Salões da Sogipa
Depois de uma grande reforma, a Sogipa reinaugurou três de seus ambientes de festas. O presidente, Ricardo Schwarz, e o presidente do conselho deliberativo do clube, Neory Müller, comandaram a cerimônia de apresentação dos salões Hannover, Baviera e Turner em sua nova roupagem.  Além de mais modernos, ficaram mais funcionais, ganhando novos equipamentos de cozinha. Os três podem ser utilizados separadamente ou em conjunto, quando somam capacidade para 450 pessoas, e já estão disponíveis para locação. Chama a atenção especialmente a bonita varanda debruçada sobre os jardins do clube.
Gira CBT
Foi pouco alardeada a passagem de Gabe Jaramillo por Porto Alegre, mas quem assistiu ao seu workshop, organizado pela Confederação Brasileira de Tênis e realizado no Juvenil, gostou do que ouviu. Treinador de estrelas como Andre Agassi e Maria Sharapova, entre outros de calibre semelhante, ele fez uma gira nacional a convite do departamento de Capacitação e Desenvolvimento da CBT, que incluiu Recife, Brasília e São Paulo, além de Porto Alegre.