Curso de Atualização Cultural

Por Ivan Mattos

Entre os diversos e atraentes temas que a 28ª edição do Curso de Atualização Cultural que a Sogipa leva ao ar a partir do dia 26 de abril, destacam-se palestras voltadas à saúde feminina e temas onde a cultura tomará o centro dos debates. A abertura dos encontros será com Martha Medeiros falando sobre seu processo criativo, sua obra e os desdobramentos de suas crônicas no jornal e na internet. Maira Caleffi, presidente do Imama/RS, será a segunda palestrante, seguida de Denis Beauchamp, gestor ecológico, e Antonio Tadeu Costa Martins, que falará sobre medicina estética e reposição hormonal.

Festa da cerveja
Em maio, a Bierkeller, uma das confrarias mais atuantes da Sogipa, leva ao ar mais uma May Fest, onde serão degustadas as melhores cervejas artesanais da Capital. O festival contará com vários estilos de cervejas, como German Gold Lager, Red Ale, Weissbier e Bock. Como a procura é sempre grande, os ingressos para a festa já estão disponíveis desde hoje na secretaria do clube.
Boa nova
No final de março chegou uma notícia importante para o Grêmio Náutico União. Um dos quatro projetos encaminhados pelo clube ao Ministério do Esporte foi aprovado na Lei de Incentivo ao Esporte (LIE). A proposta, orçada em cerca de R$ 1 milhão, visa a criar um centro de excelência na formação e especialização de jogadores de vôlei e basquete, beneficiando 350 jovens entre 8 e 18 anos. Hoje, o clube possui 205 atletas nas duas modalidades - 130 no vôlei e 75 no basquete -, arcando com os custos de treinamento e de participação das equipes em competições estaduais e nacionais. No total, o Grêmio Náutico União possui quase 600 atletas, em nove modalidades olímpicas.
Cardápio
Para a noite de aniversário do Grêmio Náutico União o chef Lúcio Moraes criou um cardápio para o jantar que é de dar água na boca. Para a entrada será servido crostillant de camarões com mel e mostarda ântica. Como prato principal, filé mignon, foie de queijo azul, compota de cebola e risoto à milanesa. Como não poderia faltar, a promessa da sobremesa é um pluncake com sorvete de baunilha e fondue de chocolate ao aroma de whisky, polpa de maracujá tuilles de cacau e amêndoas.
Triagem
O Caixeiros Viajantes receberá até amanhã os interessados em expor seus produtos no Bazar das Mães, que irá se realizar nos dias 5 e 6 de maio.  Para quem trabalha com artesanato ou revenda de produtos, esta é uma boa oportunidade para mostrar seu trabalho. Os contatos devem ser feitos com o departamento de eventos do clube pelo telefone 33964855 ramal 223, quando será agendado um horário para a triagem. No dia 5, quarta-feira, às 16h, será realizado um chá junto às bancas de exposição.
Lucky Star
A produtora La Playa, em sua primeira grande festa de 2010, reservou o dia 20 de abril, na Associação Leopoldina Juvenil, para uma big party eletrônica onde a estrela será o cantor Ron Carroll, norte-americano que também trabalha como compositor, produtor e DJ. Ron vive em Chicago e se tornou uma referência no circuito mundial da house music. Para os associados da ALJ foram reservados 200 convites que deverão ser retirados gratuitamente na secretaria do clube. 
Maratona
• A primeira Balada Teen de 2010 irá comemorar os dois anos de sucesso da festa da garotada, amanhã, das 20h às 24h, no Salão Hannover, da Sogipa. A balada é para a galera até os 14 anos.
• Nos dias 28 e 29 de abril o Espaço União Cooks irá receber o chef Loripaulo Cardoso para aulas sobre peixes e frutos do mar, aberto para homens e mulheres, sempre às 20h. 
• Betina Lorscheitter participou de quatro provas - 100, 200, 400 e 800 metros livres - e conquistou quatro medalhas de ouro no Torneio Classe Aberta de Natação, disputado nos dias 9 e 10 de abril, nas piscinas do Caixeiros Viajantes.