Novo SUV híbrido chinês vem para o Brasil

Haval H6 GT, da marca Great Wall Motors, tem dois motores elétricos e um a gasolina, assim como muita tecnologia

Por JC

Modelo da marca Great Wall Motors (GWM), o Haval H6 GT se destaca pela autonomia elétrica de 170 quilômetros, a maior do segmento. Com design agressivo, o veículo é impulsionado por um motor 1.5 turbo a gasolina e dois propulsores elétricos. O trem de força rende 393 cv de potência combinada e 762 Nm de torque combinado.
Os motores elétricos são as unidades principais de tração, deixando o 1.5 turbo a gasolina como apoio, atuando em condições específicas, como em uso rodoviário ou em caso de demanda total de torque. Na maior parte do tempo, o propulsor a combustão funciona como um gerador de energia para a bateria.
De 34 kWh, a bateria pode ser recarregada tanto em corrente alternada (AC) como em corrente contínua (DC), característica que costuma ser exclusiva de automóveis 100% elétricos. O tempo mínimo de recarga total em AC é cerca de cinco horas, enquanto em DC são necessários por volta de 30 minutos para alcançar até 80% de carga.
O SUV conta com elevado nível de tecnologias para condução semiautônoma. A lista inclui piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, centralização de permanência em faixa, reconhecimento de placas de trânsito, assistente de estacionamento e o "desvio inteligente", recurso que faz um sutil afastamento quando o veículo passa ao lado de caminhões.
O Haval H6 GT é uma versão desenvolvida exclusivamente para o mercado brasileiro, da aparência ao trem de força: em nenhum outro local a GWM oferece um conjunto híbrido de 393 cv com a bateria de 34 kWh. Mas a empresa planeja disponibilizá-lo, brevemente, em outros países.
O modelo será comercializado no Brasil em configuração única. A marca chinesa já iniciou a pré-venda em sua loja virtual dentro do Mercado Livre, mas ainda não divulgou os preços oficiais. As primeiras entregas aos compradores estão previstas apenas para abril.
"O Haval H6 GT é um híbrido plug-in único no mercado. Ele alia design esportivo exclusivo, performance surpreendente e um modo de condução elétrica de 170 quilômetros. Nenhum outro oferece a real experiência de um carro elétrico com a liberdade de um modelo híbrido", explica Oswaldo Ramos, Chief Commercial Officer da GWM Brasil.
Acabamento interno é sóbrio, com revestimentos que imitam fibra de carbono