Uma nova geração de vinhateiros na Fronteira-Oeste

Por

Antigamente, herdeiros de pecuaristas se limitavam a dar seguimento aos negócios da família, não sendo raros os casos em que a sucessão não era pacífica nem profícua - em pouco tempo, ia tudo por águas abaixo. Depois surgiu a cultura do arroz, relutantemente tolerada pelos fazendeiros tradicionais, que arrendavam terras aos arrozeiros vindos da Serra e, pouco a pouco, assimilada e assumida por eles mesmos - isso quando a propriedade não acabava na mão dos forasteiros, a poder de muito suor e trabalho.
Há poucas décadas, chegou a vez do vinho. Fico feliz a cada novo empreendimento desse tipo que vejo surgir na Fronteira-Oeste, em regiões onde jamais se poderia supor que vingassem videiras e vinícolas e que hoje constituem um importante polo, com apreciáveis vinhos surgindo a cada safra.
Uma que ainda não conhecia, nem de nome, é a Bodega Sossego, de Uruguaiana, que apresento aos leitores através de seu proprietário, percorrendo parte de seus vinhedos. Ele é formado em administração de empresas pela Pucrs, mestre em Wine Business Management pela Royal Agricultural University da Inglaterra e cultiva três hectares de uvas Cabernet Sauvignon e dois de Chardonnay no município de Uruguaiana.
Três perguntas para René Ormazabal Moura, da Bodega Sossego
1 - Por que Uruguaiana, que tipo de solo tem lá?
Os vinhedos estão localizados dentro da Estância do Sossego, propriedade da família, especializada em gado de corte Braford. É sabido que a região possui condições climáticas muito favoráveis à vitivinicultura, com ótima insolação, umidade moderada e pouca incidência de chuvas, principalmente na época de maturação da uva (dezembro a fevereiro). O solo é argiloso-rochoso, com profundidade de até um metro, ou seja, com poucos nutrientes. A vinha prefere solos pobres.
2 - Que uvas cultiva e por que as escolheu?
Cabernet Sauvignon e Chardonnay, as uvas preferidas de meu pai, que começou o empreendimento em 2004. Já preparamos uma nova área para o plantio de outras variedades que estão sendo analisadas de acordo com a sua adaptabilidade à região - a previsão é para 2015.
3 - Quais rótulos a bodega já produziu?
Campaña Cabernet Sauvignon 2012 e Campaña Chardonnay 2014. O lançamento deles vai ocorrer neste mês de outubro.

Chope e cerveja

  • Amanhã, para amigos e convidados, uma Paulanerfest no melhor espírito das Oktober. Será a comemoração dos cinco anos da Porto a Porto Importadora em Porto Alegre. Não precisaria dizer que a famosa Paulaner, alemã de Munique, sucesso em todo o mundo, será estrela na festa.
  • Du Bocq Blanche de Namur foi apontada como a melhor cerveja de trigo na edição deste ano do International Beer Challenge, em um total de 750 participantes. A Du Bocq é belga, recebe adições de cascas de laranja amarga e sementes de coentro na sua elaboração. Custa R$26,90 (330ml) ou R$ 59,90 (750ml).Tem nas 80 lojas Mr. Beer ou em www.mrbeercervejas.com.br.
  • Esse artefato de metal que está na foto vem às mesas da Villa Crespo, parrilla argentina da av. Teixeira Mendes. Tem patente requerida, propõe-se a manter cerveja na temperatura adequada - e cumpre como pudemos avaliar. Também facilita para servir sem gelar as mãozinhas das damas.

Doses

  • Centro Europeu de Curitiba promove, em conjunto com o Ibravin, mais uma edição do Projeto Imagem. Alunos e professores do curso terão palestras e farão visitas técnicas a sete vinícolas e circuitos temáticos em outras seis, todas de Bento Gonçalves. Será entre 6 e 10 de outubro. Mais informações: www.centroeuropeu.com.br ou www.ibravin.org.br.
  • Interessante o elenco de vinícolas que os futuros sommeliers conhecerão: Aracuri, Lídio Carraro, Cave Geisse, Salton, Casa Valduga, Dal Pizzol e Aurora (visitas), Monte Paschoal, Pizzato, Miolo, Don Laurindo, Peterlongo e Dommo (circuito).
  • Elena Reygadas foi vencedora do Prêmio Veuve Clicquot Best Female Chef América Latina, entregue em cerimônia realizada este ano em Lima, no Peru, que também premiou “Os 50 Melhores Restaurantes da América Latina”. Ela é chef e proprietária do restaurante Rosetta, na cidade do México.