Sobre vinhos, jantares e leite de coco

Por

Voltam os jantares harmonizados no Sheraton, com lançamentos Don Giovanni da safra 2012. A Villa Francioni mostra a coleção completa dos rótulos criados por Juarez Machado para seu vinho. Uma caipirinha com leite de coco e outras novidades, do chope à cachaça, eis uma síntese do que a página oferece hoje.

Harmonizados reestreiam hoje no Bistrô

Elogiável a decisão do Sheraton de retomar seus jantares harmonizados. Eles recomeçam hoje no Bistrô Porto Alegre, prosseguem até sábado e apresentarão vinhos da gaúcha Don Giovani, de Pinto Bandeira.  Entre os quatro rótulos selecionados, dois são da novíssima safra 2012 – os Cabernet Franc e Sauvignon.

O jantar terá três tempos, com cardápio assinado por chef Mauro Sousa: quiche de maçã e salmão defumado (foto), que virá à mesa acompanhada por espumante rosé; tagliatelle ao molho de camarão, alecrim e alcaparras, com Cabernet Franc; medalhão de entrecôte de Angus com aligot de batata e Cabernet Sauvignon, vinho que tem passagem por barris de carvalho. 

A sobremesa, já que o chef é nordestino, será uma releitura do bolo de rolo pernambucano, valorizado por quenelle de creme gelado e coulis de kiwi, harmonizados com espumante Stravaganzza Moscatel. No caso, a quenelle nada tem a ver com aquele gesto popularizado na França pelo jogador Anelka - pelo contrário, trata-se de uma iguaria nada ofensiva ao paladar.

Os jantares acontecem de hoje a sábado, a partir de 19h. O custo por pessoa é de R$ 109,00 (+ 10%), incluindo os vinhos. Reservas: (51) 2121-6060 ou portoalegrebistro@sheraton.com.br.

Seu bar: caipirinha com água de côco

A ideia é boa, acrescentar água de coco na caipirinha. Não apenas isso: ao invés de limão, sugere-se utilizar abacaxi, ou mesmo uvas sem caroço. E ainda se pode substituir a cachaça por vodca ou saquê. Em resumo: da tradicional caipirinha resta pouco, mas o resultado é compensador. A receita vem da Ducoco, é fácil de preparar e merece ser provada.
Ingredientes (duas porções)
  • 400ml de água de coco
  • 200g de abacaxi fresco picado 
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 100ml de cachaça
Modo de preparo
  1. Colocar metade da água de coco na bandeja de gelo e levar ao freezer até endurecer. Manter o restante no refrigerador até gelar.
  2. Em uma jarra, colocar abacaxi, açúcar e socar com um pilão até amassar. Acrescentar cachaça, água de coco gelada, cubos de água de coco e misturar. 
  3. Servir em seguida. 

Doses

VERA ROCHA/DIVULGAÇÃO/JC
  • Veja que beleza essa coleção de rótulos, obra de Juarez Machado para a Villa Francioni, de São Joaquim (SC). Foi em uma estada na magnífica sede da vinícola que o artista plástico catarinense encontrou inspiração para ilustrar o vinho que leva seu nome: produziu sete rótulos diferentes e um poema que está no contrarrótulo de cada garrafa.
  • O vinho Juarez Machado foi elaborado pelo enólogo gaúcho Orgalindo Bettú – na Villa Francioni desde o ano 2000 – com uvas Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc e Malbec, da safra 2007. Permaneceu em estágio mínimo de 15 meses em barris de carvalho francês e apresenta teor alcoólico de 14%.
  • Velho Pescador, tradicional marca de cachaça de alambique do Rio Grande do Sul, agora é da Weber Haus, Ivoti (RS). O negócio incluiu os demais rótulos da Fazenda Maribo, de Osório (RS), como as cachaças 30 Luas e Santa Martha (Prata e Envelhecida em Grapia), esta produzida desde 1828.

Chope e cerveja

MARIANA LOPES/DIVULGAÇÃO/JC
  • Esse ambiente da foto, com as torneiras ao fundo, é da varanda do Dado Garden Grill do shopping Bourbon Wallig. Ali, o fim de tarde será valorizado com cardápio de petiscos especialmente criado pelo chef Edevaldo Nunes e, claro, pela coleção de sete chopes artesanais Dado Bier, servidos em doses duplas: Red Ale, Ilex, Chocolate Stout, Belgian, Weiss, Royal Black e IPA (India Pale Ale).
  • Feevale promove em agosto curso de extensão para tratar da história, cultura e degustação de cervejas de inverno. Será das 19h às 22h, no Câmpus II da Instituição (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo). O curso será ministrado por Beto Bondan, administrador de empresas, sommelier e cervejeiro. Informações: (51) 3586-8822. Inscrições: www.feevale.br/cursoseeventos, até 4 de agosto.